O ano é de crise e todos precisam estar preparados para enfrentar uma situação imprevista: demissão, uma doença que demanda muitos gastos no tratamento ou até mesmo uma separação. Então, se você não tem uma boa poupança para emergências como estas, confira algumas dicas preparadas pelo Donna para começar a economizar:
Primeiro passo: organização
Faça uma planilha financeira para que você consigas ver claramente para onde seu dinheiro está indo. Com isso, poderá saber seu custo fixo mensal. Siga um modelo bem básico, mas que pode ajudar: planilha financeira pessoal.
Importante não “boicotar” a planilha. Tudo deve ser lançado, do cafezinho às compras no shopping.
Dicas para ganhar mais, gastar menos e investir
Não gosta do que faz? Veja dicas de como mudar de carreira
Segundo: liquide as dívidas!
Inicie pela que tiver uma taxa de juros mais alta. De que forma? Tente uma renegociação com taxas melhores. Caso você tenha um dinheiro guardado, verifique no banco o valor para quitar a dívida na data de hoje. Você vai se surpreender com o valor final atual sem a taxa de juros.
Mas, além de quitarmos as dívidas, precisamos aprender com elas e entender de que forma a geramos. Se a dívida foi contraída em função de hábitos, este será o momento ideal para mudar seu modo de lidar com o dinheiro. E, com isso, evitar um novo endividamento.
Terceiro: evite usar o cartão de crédito
O cartão é um vício desnecessário, use-o somente em caso de necessidade. E não pague a fatura pelo mínimo!
Quarto: divida sua receita
Uma porcentagem irá para seu custo fixo mensal (aluguel/prestação do apartamento, condomínio, IPTU, luz, água, internet, telefone), uma porcentagem para você guardar (no mínimo 15%) e uma porcentagem para você usar em lazer.
Quinto: invista o dinheiro guardado
Não deixe dinheiro parado embaixo do colchão! E saiba que, na poupança, ele não rende. De acordo com seu perfil (mais arrojado ou conservador), procure investimentos que tenham uma rentabilidade interessante com pés no chão. Desconfie de rentabilidade extraordinária!
Um detalhe: ao investir, analise a liquidez do seu investimento. Converse com pessoas da área de finanças, investigue por exemplo o CDB e a LCI (esta não tem imposto de renda, é bem interessante). Não tenha pressa em investir, o importante é começar a economizar e se preparar.
Economizar não pode ser um sacrifício, tem que ser um prazer. Basta começar e você vai ver que guardar dinheiro será automático.