Facilitar a vida de quem trabalha com serviços pesados por meio da tecnologia: foi com esse objetivo final que a STIHL foi fundada na Alemanha, por Andreas Stihl, em 1926. Atualmente, líder no mercado de ferramentas motorizadas portáteis, a empresa chegou ao Brasil em 1973, instalando-se na cidade de São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, onde permanece até hoje, produzindo roçadeiras, motosserras, podadoras, pulverizadores, lavadoras e outros produtos do ramo.
A marca está presente em cerca de 160 países por meio de, aproximadamente, 40 mil pontos de venda em todo o mundo. No Brasil, já são cerca de 3,5 mil lojas compondo a rede de distribuição dos produtos da marca. A partir do Brasil, exportou para mais de 70 países no ano de 2017, além de ter conquistado novos mercados internacionais, como por exemplo a Moldávia e o Cazaquistão. A receita total alcançou mais de 1 bilhão de reais sendo 50% com exportações. O produto com maior crescimento em reais foi a roçadeira.
— A base para o nosso sucesso no país vem da cultura corporativa da empresa. Isso vai desde a orientação para buscar ser referência em qualidade e excelência de produto até o ambiente interno que preza pela valorização das pessoas, acreditando no potencial dos colaboradores – defende o presidente da STIHL no Brasil, Cláudio Guenther.
Titular do cargo desde 2011, Guenther também valoriza o movimento da companhia em direção à sustentabilidade. Nos anos recentes, a marca vem concentrado esforços em reduzir o consumo de água e energia elétrica, além de investir no reaproveitamento de recursos. Outros pontos destacados pelo presidente são as diretrizes seguidas na economia e no planejamento local:
— Temos um histórico de praticar a economia social, respeitar o mercado e a livre concorrência. Além disso, penso que a STIHL entendeu e se adaptou à cultura e à realidade brasileira, inclusive, praticando uma pulverização de mercado e tendo bases em várias regiões do país. Com isso, construiu uma base sólida para alcançar um sucesso contínuo e a longo prazo, se preparando para mais 45 anos.
Em um curto período, a empresa se concentrou na abertura de novos mercados, além da disponibilização de equipamentos criados conforme as necessidades identificadas pelo Departamento de Engenharia Global da marca. Tendo como visão a ênfase na competitividade mundial, entre as ações estratégicas do Grupo STIHL, está a contínua ampliação do portfólio de produtos, mediante o lançamento de modelos com alta tecnologia aplicada. Até 2026, a estimativa da empresa é incluir no mercado mais de 50 novos equipamentos à combustão e mais de 190 à bateria.
Novo Centro de Pesquisa será espaço para testar inovações
Com um espaço de 3.200 m² e investimento total de R$ 38,5 milhões, a estrutura do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento contará com instalações modernas conforme padrões da matriz alemã que abrigarão 35 salas individuais para testes, espaço para preparação de motores e área administrativa. A inauguração está marcada para o dia 5 de novembro. A expansão foi identificada mediante a necessidade de modernização e aumento da capacidade de desenvolver e testar produtos e de inovações para o Grupo STIHL.
Para atender ao mercado global, a marca conta com unidades produtivas na Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça, Filipinas e China. Desde 2008, a STIHL Brasil é certificada com a ISO 14001 e a OSHAS 18001. O Grupo STIHL também é certificado com a ISO 9001.