O mundo sempre foi, obviamente, diverso. Diferentes origens, raças, cores, crenças, identidade de gênero, orientação sexual, posicionamento político. etc. Poderíamos enfileirar mais um tanto de coisas que nos diferenciam. No entanto, o reconhecimento pleno destas diferenças e a maneira como lidamos com isso em sociedade vem mudando ao longo da história.
Se considerarmos o período após a revolução industrial, com a consolidação do mundo capitalista, com seus mercados cada vez maiores e mais complexos, muita coisa mudou. Até alguns anos atrás, por exemplo, campanhas publicitárias do mercado de beleza raramente davam conta desta diversidade e se baseavam em um padrão de beleza altamente idealizado e pasteurizado.
Hoje, felizmente, este tipo de abordagem pertence mais à história da propaganda do que ao presente. Muitas marcas e setores tradicionais já incorporam a diversidade como algo próprio da sociedade e avançam na inclusão de muitos que se sentiam sub-representados. De outro lado, novas marcas e corporações surgem justamente com a ideia de trazer esta contribuição, de atender mercados específicos. Ainda assim, ainda temos muito chão pela frente, muita diversidade para reconhecer e incluir. Neste episódio #82 conversamos com o Rafael Bittencourt, que é professor de marketing e executivo do setor de beleza. Dá o play!
Conversa de Fundamento é um podcast da Escola de Negócios da PUCRS em parceria com GZH. Conversas leves e descontraídas - mas com muito fundamento! - sobre economia, negócios, cultura e atualidades. Siga o podcast também no Instagram @conversadefundamento.