O esporte mais popular do mundo, presente em praticamente todos os países, chega a movimentar US$ 300 bilhões no ano. Segundo o Raio-x do Mercado, da CBF, em 2018 o Brasil registrava 742 clubes profissionais e 385 clubes amadores. Esses números já podem dar uma ideia do quanto de negócio está envolvido. Muito além dos 90 minutos, o futebol é um esporte com grandes volumes de investimento, movimentando diversos setores da economia. Assim sendo, a gestão é algo realmente crucial – paixão, sozinha, não dá conta!
O atual cenário do Brasil, seguindo o que já vem acontecendo nas grandes ligas europeias há alguns anos, parece apontar para o caminho da profissionalização da gestão. Alguns clubes do país já aderiram à formatos jurídicos que permitem investimento privado e trabalham com gestão mais profissionalizada, no sentido de atender diferentes exigências de governança corporativa.
Neste episódio #78 do Conversa, batemos um papo sobre essa tendência e as polêmicas que surgem com a proposta de um clube-empresa. Conosco, como convidado especial, participou o comentarista e apresentador da Rádio Gaúcha, Diori Vasconelos. Dá o play!
Conversa de Fundamento é um podcast da Escola de Negócios da PUCRS. Conversas leves e descontraídas - mas com muito fundamento! - sobre economia, negócios, cultura e atualidades. Nesta temporada, em parceria com GZH. Siga o podcast também no Instagram @conversadefundamento.