Em 2023, 2,48 bilhões de brasileiros foram transportados em veículos sobre trilhos. De acordo com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), este número representa crescimento de 6% em comparação com o ano anterior, contemplando o terceiro aumento anual consecutivo.
Para seguir o desenvolvimento dos últimos anos, são necessárias cada vez mais soluções que consigam atender às principais demandas do setor, sempre com eficiência e segurança. Uma das empresas que desponta nesse sentido é a Marcopolo Rail, unidade de negócios da Marcopolo S.A.,especializada no desenvolvimento e na produção de modais sobre trilhos, como Multiple Units, VLTs e People Movers, além de projetos de manutenção e modernização de frota rodante.
– O transporte de passageiros de alta capacidade com eficiência e pontualidade tem se tornado um desafio global, considerando os gargalos de mobilidade das médias e grandes cidades. A Marcopolo Rail surgiu com o objetivo de ser especializada no desenvolvimento e na produção de produtos ferroviários. É uma empresa 100% brasileira e com engenharia especialista no setor, além de estrutura industrial específica e preparada para estes tipos de produtos – informa o gerente executivo da Marcopolo Rail, Petras Amaral Santos.
Há cinco anos no mercado, entenda os principais motivos para Marcopolo Rail estar se destacando:
1. Portfólio diversificado
A Marcopolo Rail atua em três verticais: soluções intercidades, soluções urbanas e Rail serviços.
As Soluções Intercidades apresentam produtos que atendem projetos de média e longa distância. Aliado aos custos operacionais e de implantação mais baixos, conta com design moderno e confortável aos usuários. Além disso, possui modelos com tecnologia híbrida, ideal para uso em linhas em que a frenagem e a aceleração no modo stop-and-go são frequentes.
Para as Soluções Urbanas, a empresa vem consolidando parcerias que contribuem para o desenvolvimento de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) 100% elétrico, mesclando versatilidade e a tecnologia. Ao considerar material rodante em vias elevadas, a Marcopolo Rail fabrica soluções para parceiros estratégicos, como os People Movers para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (SP).
Por fim, a vertical Rail Serviços apresenta projetos especiais para customização, modernização ou reforma de trens, de acordo com a preferência do cliente, contando com um pós-venda que abrange toda a América Latina.
– Todos os projetos da Marcopolo Rail são desenvolvidos de acordo com as normas globais e específicas do setor ferroviário. Os modelos passam por testes estruturais, com o intuito de garantir durabilidade e eficiência do produto, além de atender às regulamentações de fogo e fumaça, o que garante total segurança dos equipamentos – complementa o executivo.
2. Sustentabilidade em pauta
Estudo do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT Brasil) demonstra que veículos elétricos podem significativamente reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE). Os resultados revelaram uma diminuição entre 64% e 67% nas emissões em comparação com os tradicionais modelos à combustão.
De olho nesse cenário, a Marcopolo Rail apresentou recentemente ao mercado o Prosper VLT Hybrid. Trata-se de um veículo híbrido voltado para transporte urbano e intercidades, que combina a eficiência dos motores diesel e elétrico com baterias. Assim, visa proporcionar melhor desempenho e autonomia na operação, além de reduzir as emissões de CO2.
– Esse produto reforça nosso compromisso em ser protagonista no desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnológicas de transporte de passageiros de alta capacidade. Contar com esse produto consolida a atuação da Marcopolo Rail e demonstra a versatilidade da companhia para atender aos diferentes segmentos ferroviários, acompanhando a tendência de descarbonização dos transportes – afirma Amaral.
3. Amplo alcance
Em junho, a Marcopolo Rail ampliou a capacidade produtiva com uma nova estrutura de 2.600 metros quadrados de área total, em Caxias do Sul (RS). No espaço, a companhia produz veículos 100% nacionais de forma integral, atendendo o segmento brasileiro e os países da América Latina.
É válido destacar que, além dos negócios no Brasil, a Marcopolo Rail está produzindo três unidades do Diesel Multiple Units (DMUs) para a Empresa de los Ferrocarriles del Estado (EFE Trenes de Chile), companhia pública chilena responsável pela gestão da rede ferroviária do país, que completa 140 anos em 2024. Com a ampliação da estrutura, há boas perspectivas de crescimento da participação de mercado em outros países da América Latina.
O novo pavilhão atende às normas internacionais com fluxo mais eficiente, o que traz agilidade na movimentação de componentes e materiais, o que, consequentemente, aumenta a produtividade.
– Com as novas instalações e equipes qualificadas, vamos desenvolver produtos da mais alta qualidade e ainda teremos condições de nos aliar a parceiros estratégicos consagrados no mercado. Podemos dizer que estamos prontos para acompanhar o crescimento do setor, aqui e no exterior, tornando o Brasil referência em soluções metroferroviárias para a mobilidade – conclui o gerente executivo.