Entre os muitos investimentos necessários para o pleno funcionamento de uma empresa está a limpeza. Seja realizada por funcionários contratados ou empresas terceirizadas, garantir um ambiente de trabalho limpo, seguro e organizado é parte da rotina em empreendimentos de diferentes portes e setores, e envolve diferentes tipos de produtos. Mas como garantir uma compra assertiva e que garanta bons resultados de higienização?
Prestes a completar 20 anos de atuação no mercado, a Sislimpa, empresa especializada em sistemas de limpeza sediada em Santa Maria, na região central, percebeu uma demanda por parte de seus clientes quando o assunto era o controle de gastos com produtos de limpeza. Atendendo cerca de 4,5 mil empresas em 256 municípios do Estado, foi observado que muitas delas não sabiam como suas compras estavam sendo utilizadas nos processos de limpeza.
– Oferecemos um cuidado de gestão. Estamos conseguindo passar para o cliente um maior cuidado e fazer com que ele entenda como está gerindo suas lojas – explica o diretor da Sislimpa, Fabiano Pozobon.
Uma vez entregue o produto, a empresa não tinha o controle de como ele era utilizado pelos clientes. Por isso, há seis anos, a Sislimpa deu início a uma padronização de atendimento em que, a partir do encaminhamento de dados das empresas contratantes, é realizado um acompanhamento do uso dos produtos nas diferentes unidades do cliente, garantindo mais economia e precisão nos processos de limpeza.
Em entrevista, Fabiano Pozobon comenta sobre este acompanhamento e as novidades em tecnologia da empresa. Confira:
Como começou a padronização de atendimento, que envolve o acompanhamento do uso dos produtos da Sislimpa?
Os clientes nos informam dados, como o número de funcionários, metros quadrados das lojas e também o número de visitantes. No caso dos hospitais, são informados o número de leitos e de circulação de pessoas. Com esses dados, conseguimos parametrizar e fazer os acompanhamentos do uso dos produtos nas diferentes unidades dos clientes. Assim, conseguimos fazer o acompanhamento por loja. Com isso, verificamos quais têm maior ou menor utilização de produtos. Conseguimos começar a trabalhar junto com o cliente o que pode ser feito para se equalizar esses gastos e criamos estratégias para que isso aconteça.
Quais as vantagens deste acompanhamento para os clientes?
Tivemos empreendimentos, locais destinados à alimentação, por exemplo, que não possuíam nutricionistas em todas as unidades. Com o controle, observamos que nas unidades onde haviam profissionais da nutrição, o consumo de sabonete era maior. Isso é um sinal de alerta para o cliente, que precisa verificar o porquê disso estar acontecendo, já que pode causar problemas de contaminação. Em casos em que há desperdício, oferecemos um serviço de capacitação para haver uma melhora no uso dos produtos. Conseguimos aplicar esse acompanhamento tanto em empresas que terceirizam a mão-de-obra quanto nas que utilizam funcionários próprios para os serviços de limpeza. Nos casos em que há terceirização, em que se contratam horas de trabalho, ofertamos máquinas de lavar piso e também louça, que trazem produtividade, fazendo com que o cliente contrate menos horas de serviço de limpeza.
O mercado de produtos de limpeza tem investido cada vez mais em tecnologia. Como a Sislimpa trabalha para oferecer produtos com esse viés para seus clientes?
Uma das tecnologias que oferecemos ao nosso cliente é de gestão. Entregamos conhecimento. Temos um setor específico dedicado à capacitação para treinar os funcionários dos nossos clientes para utilizarem corretamente nossos produtos e identificar onde está havendo desperdício, para que eles consigam ter o menor custo possível com higiene. Nosso produto é algo que impacta no lucro da empresa e tentamos oferecer algo que seja mais adequado para que esse impacto seja o menor possível. Hoje, contamos com 197 empresas que trabalham conosco desde a nossa inauguração, lá em 2004, pela confiança que têm na nossa empresa.
A sustentabilidade é um assunto bastante frequente quando se fala em produtos de limpeza. Como este tema é trabalhado dentro da Sislimpa?
A sustentabilidade sempre foi muito presente na nossa empresa, desde a nossa abertura, trabalhamos com produtos com alta diluição. Um cliente que comprar cinco litros do nosso produto, terá rendimento de mil litros. Entregamos o produto concentrado e isso vale também para os nossos papéis. Temos tentado sempre mostrar que o balde não é um equipamento de limpeza. Há um desperdício muito grande. Hoje, temos sistemas de microfibra e borrifadores que dispensam o uso de balde e trazem qualidade para a limpeza.
A higienização de superfícies tocáveis, a garantia de qualidade do ar e a prevenção de alergias são pontos importantes, principalmente em ambientes de saúde e escritórios. Como a Sislimpa trabalha essas questões?
Para se ter uma ideia, um equipamento de limpeza de pisos consegue realizar a limpeza de 600 m² em apenas uma hora, utilizando apenas um funcionário. Hoje, há uma escassez muito grande de profissionais na área da limpeza, por ser um serviço pesado e muitas vezes pouco valorizado. Quando você coloca uma máquina para realizar as tarefas mais intensas, o cliente libera o funcionário para cuidar de outras funções. Quando houve a pandemia, essas superfícies tocáveis passaram a ter mais atenção. É onde as máquinas entram e trazem mais produtividade para a equipe responsável pela limpeza realizar a higienização dessas superfícies.
Qual a importância das empresas investirem em produtos de limpeza de qualidade?
A limpeza não é uma atividade menos nobre de uma empresa. Hoje, uma pessoa mal-treinada do setor de limpeza pode fechar um restaurante, uma indústria de alimentação, pode trazer problemas para alguém dentro de um hospital por conta de negligência. O que queremos mostrar para o nosso cliente é que ele vai investir em produtos de limpeza profissionais, nós vamos investir nos funcionários com treinamento e mostrar para ele qual o gasto efetivo que ele está tendo. Ao contrário do que muitos pensam, o produto de limpeza barato não gera economia. O que gera economia é investir em produtos que diminuem o tempo de limpeza e trazem bons resultados. Nosso rodo, por exemplo, consegue entregar um piso seco em apenas uma passada, algo que um rodo simples, vendido em supermercados, não é capaz de fazer. Isso faz com que o tempo que o funcionário está envolvido com a limpeza seja menor, tornando ele mais produtivo para cuidar das superfícies tocáveis.