Muito lembrado para as compras de produtos alimentícios ou de higiene, os supermercados têm evoluído nas opções de produtos. Com o passar dos anos e os surgimentos dos hipermercados e dos atacados, foi contemplado um mix muito maior de produtos, como linhas de bazar, eletrodomésticos, entre outros.
Aliás, os artigos para casa seguem em alta no país. Conforme a última Pesquisa Setorial produzida pela Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil (ABCasa), o setor movimentou R$ 96,3 bilhões na economia brasileira em 2022, um crescimento anual de 6,1% desde 2019.
Acompanhando esse ritmo e demanda, o Supermercado Guanabara, de Rio Grande, oferece uma linha sofisticada de produtos de decoração e utilidades domésticas. Para isso, o empreendimento possui uma equipe qualificada que efetua compras, inclusive no exterior, para apresentar mais novidades aos clientes.
Em entrevista, o gerente de Marketing do Supermercado Guanabara, Luciano Canteiro, comenta peculiaridades desta seção que, cada vez mais, ganha adeptos. Confira:
Na sua visão, quais são as principais características do setor de bazar de um supermercado?
Os vários tipos de clientes que consomem no supermercado proporcionam diversos tipos de consumo e é preciso estar atento para atender as mais diferentes necessidades e desejos dos clientes. As características de um setor de bazar são proporcionais ao tipo de atendimento que os clientes desejam. Itens de utilidades domésticas, principalmente ligados à culinária, não podem faltar no mix.
Oferecer produtos que proporcionam facilidade e agilidade no cotidiano das pessoas é um dos princípios de se ter linha de bazar no interior da loja. No entanto, ficar preso a só esta funcionalidade pode ser um desperdício de outras possibilidades que a categoria proporciona. Por exemplo, clientes de final de semana, que percorrem as lojas com mais tranquilidade, podem ser impactados com linhas de decoração e sugestões para presente. Essa é uma categoria que precisa constantemente seduzir o cliente.
Pelos retornos dos clientes do Supermercado Guanabara, em que momentos eles adquirem os produtos de bazar?
Em momentos sazonais, de sugestão para presentes. São sempre os mais significativos, como Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e Natal. São datas em que a categoria fica bem aquecida no quesito vendas. No entanto, durante o ano todo, há sempre um fluxo satisfatório, principalmente no que se refere a utilitários domésticos.
No que se destaca esse setor do supermercado e quais são os principais produtos?
A linha de utilidades domésticas é o “carro-chefe” do setor, gerando praticidade com estilo para os clientes. No entanto apostamos forte na linha de decoração, o que gera um mix diferenciado, buscando não só atender o cliente, como também encantá-lo.
O supermercado costuma atualizar as opções de itens e marcas na seção de bazar?
A atualização é uma função extremamente pulsante e contínua dos gestores da área. Verificar o que vende, o que o cliente gosta, as novidades do mercado, tanto interno quanto externo, importações, etc. A vida da categoria de bazar depende muito da variável “atualização de mix”. No Guanabara possuímos a linha BAZART que, como o próprio nome sugere, oferece produtos de bazar com um toque de sofisticação e elegância.