Com a entrada das novas exigências de integração dos pagamentos com as notas fiscais, muitos lojistas estão buscando a melhor solução para o seu negócio. A Vero, rede de pagamentos do Banrisul, tornou-se uma referência no assunto, já que possui soluções que auxiliam nesse processo, como a integração da emissão de notas fiscais ao pagamento, diretamente na maquininha.
No Rio Grande do Sul, todos os pagamentos recebidos em máquinas de cartão devem estar integrados com a emissão da chamada Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). A legislação define que a emissão da nota seja feita junto ao pagamento. E isso vale para qualquer forma – cartão de débito, crédito ou pix.
A Vero oferece diversas soluções para os clientes, disponibilizando o acesso para empresas de qualquer porte. Segundo o superintendente executivo da Vero, Vinicius Falkenbach, todas as soluções de integração de pagamento e emissão de nota fiscal da Vero têm conexão direta com qualquer secretaria da Fazenda do Brasil. Na prática, quando é feito o pagamento, o comprovante da venda é transmitido automaticamente para a secretaria da Fazenda responsável.
– Esse trabalho oferece um ganho para a eficiência da gestão, facilitando para o empreendedor, que está focado em vender – explica Falkenbach.
Segundo ele, o caminho da integração nada mais é do que abraçar a tecnologia como uma aliada ao trabalho cotidiano de estabelecimentos comerciais de diferentes portes.
– O pagamento e a emissão de notas têm que ser um facilitador. Essa parte final da venda não pode ser um problema. Por isso, buscamos entregar uma solução que está de acordo com a legislação e auxilia na gestão, com eficiência e redução de custo operacional em tecnologia. Ainda, sem precisar cuidar do papelzinho manualmente, com caneta, régua e olhando extrato a olho nu – diz Falkenback.
Confira, abaixo, 4 soluções da Vero para a Nota Integrada:
1) App Nota Integrada
A Vero disponibiliza uma solução que atende a negócios menores e mostra que não é preciso ser uma grande empresa para ter um bom sistema. Estabelecimentos que tenham uma máquina da Vero podem baixar um aplicativo no próprio equipamento e integrar a emissão da NFC-e.
– É uma solução simplificada e de baixo custo para o cliente se auto-atender, para quem está entrando no mercado ou quem opera de maneira mais simples, com apenas uma maquininha no balcão. O App Vero Nota Integrada é simples e autônomo: só usando a máquina, ele faz a transação e a emissão da nota, sem precisar de outro dispositivo – conclui Falkenback.
O aplicativo Vero Nota Integrada também funciona em smartphone e tablet e aceita pagamentos em outras modalidades: pix, cartões (inserindo ou aproximando) e até em dinheiro. Depois, o cliente pode receber a nota fiscal por e-mail.
2) Marketplace com mais de 70 soluções
Assim como existe a App Store e a Play Store para aparelhos iOS e Android, respectivamente, a Vero tem sua própria loja de aplicativos. É a Vero Store,que reúne produtos com automação.
– Basicamente um marketplace da Vero. São mais de 70 aplicativos para variados segmentos: automotivo, vestuário, alimentação, refeição… E também são automações que o lojista pode usar na máquina ou com o computador, de maneira híbrida. Esses aplicativos fornecem uma estrutura de atendimento próprio – explica Falkenback.
Segundo ele, a variedade de aplicativos atende a diversos segmentos que emitem nota fiscal. Para acessar a Vero Store, basta buscar pela loja na própria maquininha, ou pelo site, na aba “Soluções”.
3) Integração da maquininha com automações do mercado
Lançada em fevereiro de 2024, a solução Cliente PDV busca ajudar quem já possui um sistema de automação, mas que ainda não faz integração com o pagamento. O lojista pode solicitar ao técnico que presta serviço da automação que faça a homologação dessa automação com a Vero Smart, possibilitando integrar o sistema já utilizado por ele no computador com a maquininha para receber pagamentos, inclusive pix.
– Essa solução é para quem já está acostumado a um sistema: uma empresa mais estruturada, tem um sistema contratado, que executa emissão de notas, contas a pagar e receber, mas ainda sem o pagamento integrado – diz Falkenback.
4) Solução TEF
Já quem tem um portfólio maior de produtos pode ter a necessidade de um sistema mais robusto. Supermercados, com diferentes terminais de caixa, são exemplos de negócios que podem optar pelo sistema de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF).
– O TEF, que o lojista contrata em empresas especializadas, integra com a Vero. É uma solução que atende clientes maiores. Um supermercado de bairro, com dois caixas, já é recomendado para o TEF – detalha o superintendente.
Com o TEF, o varejista aceita todas as bandeiras que transacionam pela Vero e utiliza um leitor de cartões (PINPad). O TEF já faz a integração do pagamento com a Nota e a Vero pode fornecer os leitores de cartão.