O cooperativismo representa um importante meio para o mundo alcançar o desenvolvimento sustentável, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com um levantamento da instituição, 10% dos trabalhadores em todo o planeta fazem parte de cooperativas – somando 280 milhões de pessoas.
As Nações Unidas reiteram ainda que o cooperativismo possibilita a participação econômica, gera empregos e auxilia na luta contra a degradação do meio ambiente. Além disso, o sistema contribui para a segurança alimentar, aumenta a circulação de capital financeiro nas comunidades e constrói cadeias de valor ético, como solidariedade, cooperação e democracia.
Há muitos exemplos nesse sentido, como o da Cooperativa Vinícola Garibaldi, que tem investido em capacitação técnica e na valorização humana dos seus cooperados. O grupo promove programas profissionalizantes e eventos culturais e familiares para fomentar a qualificação e conectar a comunidade.
– A Cooperativa Vinícola Garibaldi é feita de pessoas e trabalha em diversos pontos para atender e abraçar as pessoas que fazem parte de seu contexto, como os seus 450 cooperados – indica o presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló.
Aqui, o presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi aborda a importância do cooperativismo e as iniciativas realizadas para capacitar os associados e valorizá-los. Confira.
Que programas de valorização humana e de capacitação técnica a Garibaldi oferece aos associados?
A Cooperativa Vinícola Garibaldi transmite orientações para cultivo dos vinhedos, informações sobre normas técnicas e novidades tecnológicas para auxiliar no trabalho do campo. Também promove eventos para os jovens cooperados a fim de mantê-los no campo, mostrando pontos positivos de fomentar a agricultura familiar como renda.
Além disso, são feitos eventos voltados para as mulheres cooperadas que são destaque nas propriedades, empoderando-as e mostrando a importância delas para o sucesso tanto do local em que atuam quanto da própria cooperativa.
O que é o Somos Garibaldi?
O programa Somos Garibaldi é a tradução da Cooperativa, baseada no propósito de promover a vida em harmonia, que é fazer as coisas certas, atendendo as necessidades de todas as partes interessadas – cooperados, funcionários, consumidores, fornecedores e a sociedade.
O Programa Somos Garibaldi é regido por atribuições como fazer bem-feito e dar vida a uma cooperativa inspiradora, ética, corajosa e apaixonada pelo que faz. Isso traduz o elemento principal do trabalho e do motivo da nossa existência, as pessoas, abrangendo:
● Garibaldi Jovem - um programa interno que dá atenção aos cooperados, responsáveis por dar continuidade a cooperativa, principalmente no trabalho realizado no campo, nas propriedades.
● Garibaldi Mulher – essa iniciativa tem objetivo de orientar, treinar e capacitar as mulheres para que sejam cada vez mais protagonistas das propriedades.
● Garibaldi Tech - tem como objetivo apresentar aos associados tecnologias e sistemas que possam facilitar e auxiliar na melhoria do dia a dia do trabalho no campo. Desde exposição de maquinários até aplicativos de controle, entre outras melhorias.
● Garibaldi aproxima - é um projeto para deixar as partes interessadas da cooperativa atualizadas com as ações, atividades e informações.
Quais atividades são realizadas no Garibaldi Mulher?
Elas englobam duas ações principais. A primeira delas é o Encontro de Mulheres, que as orienta desde a situação da cooperativa até quais serão as próximas ações, as oportunidades, os treinamentos e as palestras com orientações de assuntos gerais.
Outra ação consiste nas viagens técnicas realizadas com as mulheres, para que conheçam realidades diferentes da nossa, a fim de incentivar a continuação do trabalho e despertar o protagonismo feminino.
Qual é a relevância do GaribaldiTECH?
Neste fórum podem ser tratados assuntos como certificações e cursos para expandir os conhecimentos de associados no campo. Tudo vem para qualificar o cooperado e mostrar o valor que ele tem para o negócio, fomentando a propriedade e caminhando juntos. Se a cooperativa cresce, ele vai junto.
Qual é a importância do setor de compliance?
É um setor para auxiliar na confirmação de que estamos no caminho certo, fazendo as coisas certas e alinhando possíveis pontos que podem gerar algum tipo de problema. Buscamos manter tudo corretamente e dentro da legislação vigente, tendo em vista o propósito de promover a vida em harmonia, fazer tudo da forma certa e atender as expectativas das partes interessadas. Essa área atua como agente de fortalecimento da marca no mercado, confirmando a seriedade e a ética da cooperativa frente às partes interessadas.
Como a Garibaldi faz para demonstrar seu interesse comunitário?
Estar inserida na comunidade onde uma cooperativa atua faz parte dos princípios, valorizando e participando de ações da comunidade, bem como apoiando iniciativas públicas e privadas. Tudo isso com o intuito de auxiliar pessoas, abrilhantar eventos e mostrar que a união e o cooperar podem transformar vidas e mudar realidades.
Como a cooperativa realiza a integração das famílias dos colaboradores com a organização?
Esse projeto chama-se Portas Abertas e consiste no recebimento dos familiares de funcionários nas dependências da cooperativa, para que eles possam conhecer o posto de trabalho dos familiares que integram o time de funcionários.
Dessa forma, aproveita-se para apresentar um pouco da história, da atualização e mostrar o quão importante as pessoas que trabalham aqui são para a cooperativa.
Qual é a relevância dos associados para a Garibaldi?
O cooperado é a parte principal da Garibaldi. Somos feitos por pessoas. A rede passa desde aqueles que trabalham no campo até os que recebem as entregas na sede e as fazem chegar à mesa dos consumidores. Por isso, costumamos falar que a Garibaldi atua com esmero do vinhedo à mesa. O cooperado é parte fundamental desse processo. É a nossa base e razão de existir.
E por que o cooperativismo é tão importante para a empresa?
Porque foi isso que nos uniu e fortificou durante 92 anos de história. E isso desde o início, em 1931, quando 73 produtores rurais se uniram para formar a Cooperativa Vinícola Garibaldi e colocaram no horizonte um sonho, que nesse período, passando por altos e baixos, está sendo alcançado.
Hoje, somos uma cooperativa sólida, com produtos de excelente qualidade, com 450 cooperados que fazem parte da agricultura familiar, pequenos produtores que cultivam 1,2 mil hectares de vinhedos em 18 municípios da Serra Gaúcha e mais de 220 funcionários. Tudo isso para transformar uvas com amor e carinho e entregar na mesa de cada consumidor não apenas um produto, mas histórias engarrafadas.