O Rio Grande do Sul é conhecido por ter estações do ano bem definidas. Tanto que os gaúchos têm hábitos peculiares a cada uma delas, o que inclui, no outono, o costume de comer bergamota no sol das praças, aproveitar o tradicional pinhão que brota nos meses de abril a julho e, claro, se aquecer com o bom e velho chimarrão. No entanto, com a chegada do frio, também é hora de mexer no guarda-roupa e trazer à tona os looks mais quentes.
Para muitos, esse momento carrega consigo o desafio de reviver algumas peças, que tendem a ficar com um cheiro característico de fundo de armário, se não armazenadas corretamente. Afinal, muitas roupas são atemporais e servem por anos, se bem cuidadas.
Os cobertores, impensáveis algumas semanas atrás, também retomam o seu protagonismo. E, chegado o momento de lavar e arejar tudo isso para curtir as baixas temperaturas e seus encantos, separamos algumas dicas práticas para facilitar essa transição:
Trate as manchas
É comum que roupas guardadas há muito tempo possam levar marcas de comida, respingos ou mesmo suor. Nestes casos, trate com detergente neutro, aplicando o produto na mancha e deixando de molho por pelo menos 10 minutos antes de levar à máquina ou esfregar com um pano úmido.
Se mesmo assim o problema não for solucionado, outra opção é aplicar um pouco de bicarbonato e água diretamente na mancha como uma pré-lavagem natural.
Use os produtos corretos
Alguns tecidos podem ser menos resistentes a determinados produtos, por isso sempre leia a etiqueta com atenção. Como as peças estão guardadas por bastante tempo, é interessante usar sabão antibacteriano, especialmente na primeira lavagem.
Agora, quando se tratar de lavagens mais profundas e sujeiras pesadas, a melhor opção é utilizar o sabão em pó, por ter mais aditivos enquanto o sabão líquido ajuda a preservar a integridade e as cores dos tecidos.
Vale destacar que existem diferentes tipos de amaciante para usos específicos. O concentrado, por exemplo, precisa ser diluído em uma quantidade maior de água e, por isso, geralmente apresenta um melhor rendimento. Já o amaciante para bebês é mais suave e carrega um perfume mais delicado que os demais, além de hipoalergênico. Por isso, uma boa dica é ter sempre na despensa ao menos um tipo de amaciante para utilizar no dia a dia.
Também existem alguns truques extras para tirar aquele cheiro de roupa guardada: por exemplo, faça uma misturinha com álcool e água para borrifar nas peças que estiverem secando no varal, além das que forem ser passadas com ferro. Essas ações vão fazer toda a diferença!
Organize a lavagem
Separe as peças por cor antes de levar à máquina ou deixar de molho, para que não fiquem manchadas. A separação por tecido, além de ser importante para o item anterior, evita o atrito entre diferentes superfícies e o desgaste – além das temidas bolinhas.
E, falando nisso, outro detalhe importante na hora de organizar a lavagem é separar as roupas produtoras de fiapos (toalhas de banho, panos de prato, entre outras) das peças receptoras de fiapos (meias, roupas intimas, entre outras).
Para quem está começando agora na tarefa de lavar roupas, as diversas funções disponíveis em novos modelos de lavadoras podem ajudar, e muito, para que o consumidor tenha controle sobre os processos de lavagem.
Roupas de cama
Antes de mais nada, verifique se o tamanho da máquina é adequado. Depois, observe bem a etiqueta para saber como fazer a lavagem. Além disso, evite colocar mais sabão ou amaciante que o necessário, ou mesmo inserir o produto fora do recipiente indicado pela sua máquina.
Apesar de ser comum querer que o seu edredom fique mais cheiroso ou macio do que o normal, colocar mais amaciante ou inserir os produtos direto nas peças pode causar manchas nos tecidos, além de prejudicar a lavagem.
Sem sobrecarga
Usar a capacidade certa de cada máquina, além de escolher o programa de lavagem mais adequado para cada tipo de roupa é o segredo. Para uma higienização mais eficiente – com a economia máxima de água e de energia, sem comprometer a limpeza -, o ideal é sempre usar a função de volume máximo da máquina.
É essencial ter cuidado para não ultrapassar esse limite, garantindo a preservação das peças e da sua lavadora. Para facilitar essa conta, confira o peso médio das peças mais comuns do dia a dia.
- Camisa: 250 gramas
- Camiseta: 150 gramas
- Vestido: 200 gramas
- Calça de sarja (adulto): 550 gramas
- Peças íntimas: 50 gramas
- Pijama: de 300 a 500 gramas
- Conjunto de moletom adulto: 700 gramas
- Lençol de casal: 800 gramas
- Lençol solteiro: 300 gramas
- Edredom de casal: 1,8 a 2 kg
- Edredom solteiro: 900 gramas
- Edredom king size: 2,5 kg
No varal
Para uma secagem natural, o melhor é que todas as peças sejam penduradas em local arejado. Além disso, se desejar otimizar esse processo, existem alguns detalhes que podem te ajudar.
Um deles é começar pelas roupas mais pesadas. A regra é: quanto mais densa a peça, mais perto da entrada de ar ela deve ficar. Outra dica é sempre manter os tecidos separados entre si. Isso garante que o ar circule melhor – então nada de aproveitar o mesmo prendedor para duas peças!
De volta ao guarda-roupa
Na hora de guardar também é preciso tomar alguns cuidados. Evite sacos plásticos, pois eles retêm umidade e podem mofar as roupas. Os casacos menos usados podem ficar cobertos – mas, de novo, sem plástico. Caixas são uma boa opção, assim como embalagens fechadas a vácuo.
Para evitar a possibilidade de insetos e traças no seu guarda-roupa, lembre de sempre ter uma trouxinha de tecido TNT com cânfora, cravo-da-índia ou pimenta-do-reino em grão. Isso evita que suas roupas sejam roídas por traças, além de deixar um bom aroma.
Depois de se informar sobre as particularidades de cada tecido, peça de roupa ou cobertor, liste todos os produtos escolhidos para limpar e perfumar que não podem ficar fora da sua lavanderia no app do Rissul. Além de garantir que não vai esquecer nada antes de sair de casa, toda a terça-feira no Rissul é dia de ofertas de limpeza. São diversos produtos e linhas especiais para garantir um outono confortável e perfumado com economia. Não fique de fora!
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.