O total de lares brasileiros com dívidas a vencer chegou a 79,3% em setembro, o que representa o terceiro aumento consecutivo em 2022. A maior parte das famílias que relatam estar endividadas – 85,6% – possui contas a vencer no cartão de crédito. Esses são os dados da mais recente Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
No Rio Grande do Sul, os números também são delicados. De acordo com o Indicador de Inadimplência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), o percentual de pessoas físicas com algum tipo de limitação em crédito, cheque ou protesto somou 29,6% no Rio Grande do Sul e 31,9% na capital gaúcha em outubro. O levantamento foi apurado com base em informações restritivas da Boa Vista SCPC.
Devido ao aumento dos consumidores com débitos em atraso no Estado, a CDL Porto Alegre lançou a quinta edição do Super Feirão Zero Dívida, que se estende até 18 de novembro. O evento reúne as principais empresas do comércio, bancos, instituições de ensino e financeiras em uma mobilização que oportuniza aos consumidores quitarem suas dívidas e começarem um novo ano com as contas em dia.
O Super Feirão Zero Dívida tem realização virtual durante todo o período e uma atividade presencial, o Dia Z, que ocorre no dia 18 de novembro, no Centro de Atendimento ao Consumidor (Ceacon), localizado na Avenida Júlio de Castilhos, 377, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Em 2021, a campanha atingiu um patamar recorde em atendimentos a consumidores, com mais de 21 mil consultas realizadas no site do evento. Em todo o Estado, cerca de R$ 8 milhões em dívidas ativas foram encaminhadas para negociação com as respectivas empresas credoras.
Confira quatro motivos, tanto para consumidores como empresas, aderirem a esta oportunidade site da CDL POA de renegociação de dívidas:
1. Facilidade para participar
Segundo o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, o processo de participação é muito simples: basta acessar o site do evento e verificar se há algum tipo de pendência. O serviço não envolve custo algum. Além disso, os usuários podem iniciar uma conversa com o assistente virtual ‘Renê’ que, por meio de um chat, auxilia na negociação com as empresas credoras e proporciona mais agilidade ao processo.
2. Vantagens econômicas
Entre as vantagens, o consumidor pode negociar condições exclusivas, como a diminuição do valor das parcelas ou o alongamento do prazo da dívida – o que costuma ser um alívio do ponto de vista orçamentário. Cada empresa apresenta suas melhores ofertas e condições para que o consumidor tome a decisão de acordo com sua capacidade financeira.
– Possuímos termos especiais com as empresas participantes para que se comprometam a disponibilizar condições especiais aos consumidores – garante Frank.
3. Melhora das notas de créditos
Com o nome regularizado no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o consumidor garante a oportunidade de novas operações de crédito. É, por exemplo, possível retomar empréstimos e financiamentos, o que pode auxiliar nesse momento de retomada da economia no pós-pandemia e consumo nas datas comemorativas de final de ano, como Black Friday e Natal.
Saiba mais sobre o Feirão: acesse o site da CDL POA ou o Instagram Me Conta, Renê, da CDL POA.
Ao proceder essas renegociações, as pessoas também têm a possibilidade de melhorar as suas notas de crédito, o que permite obter novas aprovações. O economista da CDL POA reforça que se abre um novo leque de opções de linhas de crédito a um custo mais baixo.
4. Recuperação de débitos das empresas
Importante para o Produto Interno Bruto (PIB) do país, cerca de dois terços de bens e serviços advêm do poder de compra das famílias. Com essa perspectiva, o Super Feirão Zero Dívida busca aumentar o poder aquisitivo de consumidores que estão impossibilitados de mover a economia neste final de ano.
Além disso, esse movimento ajuda para que as empresas melhorem a recuperação dos seus grandes ativos, ou seja, seus clientes. Conforme destaca a gestora comercial da CDL POA, Daiana Guimarães, os percentuais do Rio Grande do Sul de inadimplência superam a média nacional.
– É uma grande chance de iniciar o seu processo de recuperação – afirma.
Ao recuperar seus débitos, as empresas aumentam o seu fluxo de caixa. Para Daiana, outro fator positivo com as negociações é trazer novamente aqueles clientes que não podiam consumir seus produtos ou serviços.
– Todo esse ambiente de encontro do consumidor com a empresa é uma grande exposição positiva, agregando valor à marca da companhia – explica.
Fique bem-informado sobre o que vai ocorrer no Super Feirão Zero Dívida através das redes sociais da CDL Porto Alegre.