As atividades da casa, por mais simples que pareçam, podem gerar tensão e ansiedade quando acumuladas. Mas a falta de gerenciamento interno não atinge apenas a rotina do lar: para muitos, ela tende a mexer com o equilíbrio e gerar uma sensação de falta de organização com diversos aspectos da vida. Para isso, existe o Personal Organizer ou, em português, um 'consultor de organização'.
E não é por coincidência que o Dia do Personal Organizer, comemorado em 03 de outubro, combina a data com o Dia Nacional da Abelha – animal conhecido por sua organização e trabalho em equipe. A homenagem foi dada pela Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (Anpop), por considerarem o trabalho realizado tão importante para a qualidade de vida e para a economia, assim como fazem muitas abelhas polinizadoras.
Com técnicas direcionadas para a realidade de cada cliente, o profissional busca eliminar ao máximo os excessos e aposta, quase sempre, no minimalismo para manter todos os ambientes e elementos arrumados. Com isso, a rotina do morador pode se tornar mais dinâmica, prática e funcional.
Para ajudar na função de manter tudo no seu canto, selecionamos cinco dicas de organização para fazer você mesmo, enquanto aguarda pelo seu próprio Personal Organizer:
1. Otimização de espaços
Fácil de falar, mas difícil de fazer. Para começar, todos os itens de casa (seja sala, quarto ou escritório) devem ficar separados e em espaços que façam sentido para eles. A ideia aqui é que tudo seja feito de forma prática e a favor da funcionalidade, então é preciso não se empolgar com o espaço otimizado e adicionar mais objetos nele.
2. Organizadores e rótulos
Os organizadores são nada mais que um objeto designado para abrigar cada item e separar os seus pertences por categoria. Muito utilizado na organização de armários, alguns exemplos são os tradicionais cabides de roupa, os cabides de acessórios e gravatas, as colmeias para sapatos, os organizadores de gavetas e, claro, as etiquetas.
Com o intuito de saber onde cada peça está guardada, tanto os organizadores como as etiquetas são feitos para sinalizar, de longe, as suas divisões. Além disso, podem ser usados em potes de condimento, mantimentos, toalhas, medicamentos, entre outros, e custam muito pouco. Vale até comprar um metro de papel adesivo e escrever a caneta, não vai gastar quase nada, vai padronizar tudo e deixar evidente o que tem dentro de cada recipiente.
3. Nichos e potes
Similar aos organizadores, os nichos são úteis para guardar itens decorativos, mas também livros, utensílios domésticos, chaves, carteira, entre outros elementos que normalmente ficam “jogados” pela sala de estar. Para manter o visual dos ambientes mais bonito e agradável é importante pensar nessas "miudezas" e, para isso, bandejas decorativas são excelentes opções se utilizadas para decorar uma mesa de centro, por exemplo.
4. Rotina de descarte
No caso da cozinha, uma rotina de descarte essencial é separar todos os alimentos que você tem no armário e na geladeira e verificar a data de validade. O que estiver vencido deve ir para a lata de lixo, enquanto o restante dos alimentos pode ser organizado por data de vencimento, de forma que o fundo seja ocupado pelos alimentos que demorarão mais para serem consumidos, enquanto o resto fica com um acesso mais fácil.
A rotina de descarte também serve para peças de roupas que não estão mais sendo usadas, itens decorativos que já não combinam com a sua fase atual ou mesmo móveis em excesso e desproporcionais ao tamanho do lar.
5. Guarde por ordem de uso
Assim como as datas de validade em produtos perecíveis, vale adequar essa regra ao cotidiano e organizar qualquer peça pela sua frequência de uso. Isso serve para as roupas de estação, que serão guardadas para não ocuparem espaço útil, as louças de cozinha que mais são utilizadas no dia a dia, medicamentos para problemas crônicos que devem estar sempre à vista, entre vários outros casos.
Os itens menos usados, por sua vez, também devem estar em ordem, mas não precisam necessariamente ser notados em cada cômodo, ou seja, sua posição deve ser sutil ou imperceptível.
Para ajudar na tarefa de organizar a casa, toda terça-feira é dia de ofertas no setor de limpeza do Rissul. Seja produtos desengordurantes, caixas organizadoras ou cabides versáteis, os itens necessários para arrumar o seu ambiente você encontra nas unidades da Rede. Ofertas e novidades também podem ser conferidas através do aplicativo ou do site.
- Ofertas válidas para as lojas físicas.
- A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
- Se for dirigir, não beba.