Comemorado no último dia de outubro, o Halloween está se aproximando. Então, que tal entrar no clima e organizar uma festa temática? A dica é caprichar na decoração, na playlist e, claro, na comida.
Tendo sua origem associada ao Samhain, um festival do calendário celta (região da atual Irlanda) que celebrava o fim do verão, o Halloween se popularizou pelo mundo como um dia para celebrar os mortos. Isso porque acreditava-se também que era nessa época que as almas dos falecidos retornavam para junto de seus familiares. Daí a possível explicação para o uso de objetos assustadores e fantasias macabras que confundiriam os espíritos na data.
No Brasil, o Dia das Bruxas começou a ser festejado mais recentemente em função da influência de escolas de idiomas para adaptar seus alunos a outros costumes e tradições de países do norte, como os Estados Unidos. Cada vez mais celebrado no país, não custa lembrar que desde 2010 a data também comemora o Dia do Saci, um dos mais conhecidos personagens do folclore nacional, que junta-se à festividade para inserir elementos da cultura brasileira.
Para entrar nessa brincadeira que diverte tanto crianças quanto adultos, confira algumas dicas de como decorar as guloseimas de Halloween – que prometem deixar todos com frio na barriga e água na boca:
Cupcake monstro
O famoso bolinho que tanto faz sucesso em festas infantis também está presente no Halloween. Para decorar e deixar no clima da comemoração, as possibilidades são infinitas. Basta retirar um pouco do miolo, rechear com geleia de frutas vermelhas (ou outro sabor de sua preferência) e tapar com massa e chantilly.
No topo, é possível tanto customizar com confeitos ou gotas de chocolate branco. Na segunda alternativa, uma dica é: com um corante preto e pincel bem fino, desenhe no meio das gotas uma bolinha para formar os olhinhos do monstro. Para finalizar, outra dica é procurar por dentaduras de gelatina (normalmente vendidas na sessão de doces) e servir juntamente.
Chapéu de chocolate
Casquinhas de sorvete também podem dar sobremesas divertidas para a época. Devido ao seu formato, rechear e banhar no chocolate transformam o cone em um perfeito chapéu de bruxa. Nesse caso, separe as casquinhas e banhe-as completamente no chocolate derretido. Decore com confetes e deixe secar em cima de uma superfície com papel manteiga. Cubra também bolachas do tipo maizena redondas de chocolate, pois elas serão as abas dos chapéus.
Assim que as casquinhas de sorvete estiverem completamente secas, recheie com doce de leite (ou qualquer outro doce de sua preferência) e coloque as bolachas bem no meio da aba de chapéu de chocolate. Agora é só servir!
Brigadeiros de Halloween
Aqui a dica é simples. O tradicional brigadeiro das festinhas de criança pode entrar na comemoração com olhos e pernas de chocolate. Além de saboroso, essa versão vai ajudar a decorar a sua mesa.
Dedos de bruxa
Podendo ser feitos com bolacha champagne, os dedos de bruxa são decorados com chocolate e amêndoas. Para uma aparência perfeita, coloque uma amêndoa na ponta para imitar as unhas da bruxa e faça risquinhos ao longo da bolacha para simular as rugas. Use chocolate ou geleia de morango para colar e dar o efeito de sangue.
Maçã "envenenada"
Decoradas de tudo que é forma, estas maçãs "envenenadas" são uma homenagem aos vilões e vilãs da Disney. Não são difíceis de fazer, mas requerem um pouco de paciência para o açúcar chegar ao ponto de caramelo.
Com caramelo e corante ou apenas banhadas em chocolate quente, essa sobremesa é simples, rápida e faz sucesso entre a garotada que lembra das referências infantis.
Para que a sua festa esteja garantida e com todos os ingredientes necessários, não deixe de passar no Rissul. Além de preços especiais, lá você encontra uma vasta seleção de marcas e sabores. Ofertas e novidades também podem ser conferidas através do aplicativo ou do site. Um feliz Halloween!
- Ofertas válidas para as lojas físicas.
- A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
- Se for dirigir, não beba.