Desde 2020, com a chegada da pandemia da Covid-19, foram diversos os desafios enfrentados pela população em geral. Famílias que já viviam em situação de vulnerabilidade, por exemplo, necessitaram de auxílio extra, visto que muitas delas perderam totalmente suas fontes de renda.
Na contramão desta maré de dificuldade, no entanto, houve uma crescente onda de movimentos solidários surgindo para tentar amenizar de alguma forma a situação. Tanto é que 27% dos brasileiros realizaram alguma atitude voluntária desde o início do surto do novo coronavírus, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva.
Muitas empresas, por sua vez, colocaram em prática seu compromisso social e promoveram ações solidárias para atender as comunidades. Uma delas foi o Grupo Grazziotin (redes Grazziotin, Pormenos, Tottal, Franco Giorgi e GZT). Em 2020, a companhia lançou um projeto de arrecadação de doações por meio de lives com artistas locais. Mas foi em 2021 que as iniciativas ganharam força.
Solidariedade em 2021
Em maio de 2021, o Grupo Grazziotin anunciou uma ação em comemoração ao aniversário de 71 anos da empresa. A proposta do Projeto Compra Solidária era transformar 1% das vendas que ocorreram em todas as lojas entre maio e junho em cestas básicas. O sucesso da campanha gerou uma segunda etapa seguindo essa mesma premissa. Dessa vez, a doação de outro montante arrecadado entre outubro e novembro tinha o objetivo de levar alimentos às famílias para a ceia de Natal.
Nas duas fases, o Grupo conseguiu arrecadar 555 toneladas de alimentos, que atenderam 39.425 famílias. As cestas básicas foram distribuídas nas 320 lojas da empresa, que estão espalhadas por 175 cidades no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
Além de dar assistência às famílias em vulnerabilidade e entidades que promovem trabalhos sociais, a campanha teve como objetivo central incentivar clientes a transformar suas compras em uma ação social e, dessa forma, também sensibilizar outras empresas a promover ações semelhantes.
Ações natalinas
Outra iniciativa em celebração ao aniversário do Grupo Grazziotin foi a revitalização do Tin Tin, o trenzinho de Natal da empresa, atração que fez sucesso em algumas cidades de atuação do Grupo até início dos anos 2000. A ideia com esse projeto era resgatar a memória afetiva daqueles que passearam com o veículo quando crianças e promover a essas pessoas a construção de novas lembranças com filhos e netos.
Os passeios foram abertos a toda a comunidade de Passo Fundo (RS), iniciando em 1º de dezembro e encerrando no dia 23 do mesmo mês. Um deles, inclusive, contou com a participação do tradicional Coral Madrigal, que entoou canções de Natal pela cidade gaúcha. Estipula-se que mais de 5 mil pessoas participaram da iniciativa.
Ainda vale destacar o espetáculo Natal Sobre Rodas. Também conhecido como Caravana Grazziotin, percorreu 19 cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná para falar sobre amor. Organizado pelos setores de Marketing e de Recursos Humanos do Grupo Grazziotin e com produção, direção e execução do Grupo Teatral Cia da Cidade, foram 21 apresentações no período de 7 a 23 de dezembro.
Números do Grupo Grazziotin
Boas ações geram bons frutos. Tanto é que o Grupo Grazziotin colheu resultados positivos em 2021. Ao longo do ano, a empresa inaugurou 15 novas lojas, que geraram 117 vagas diretas de emprego, fato que contribuiu para que a região Sul tivesse a menor taxa de desocupados do Brasil, com apenas 7,5%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com as novas contratações, a companhia fechou o ano com 1.347 colaboradores em diferentes postos de trabalho.
A empresa também trabalhou na adequação de suas lojas ao novo layout, com identidade visual e espaços mais modernos e acessíveis. Houve investimento na realização de treinamentos dos colaboradores, aquisição de produtos e parceria com grandes marcas, além de melhorias na plataforma de e-commerce, com o objetivo de otimizar a jornada do cliente no digital.
Vale destacar que, em 2021, o Grupo pagou quase R$ 160 mil em dinheiro a 158 clientes contemplados com os prêmios do Seguro Premiado (recurso da Grazziotin Financeira que cobre parcelas em caso de desemprego, invalidez ou morte do cliente).
O desempenho positivo ainda fez com que o Grupo Grazziotin recebesse reconhecimento empresarial pelo 1º lugar no ranking de arrecadação de ICMS em Passo Fundo (RS). Também foi indicado como uma das 10 empresas brasileiras com ações rentáveis e resistentes ao tempo para se investir. Levantamento foi feito pela Economática e mostrou que a companhia apresenta retorno médio de 110,60%.