A Ford tem em Porto Alegre a maior participação de mercado entre as Capitais. Essa performance de vendas, que indica a relevância da marca localmente, se explica por uma característica valiosa para os gaúchos: o comprometimento com o Estado. No Rio Grande do Sul, são 32 pontos de venda — a capital gaúcha é considerada peça-chave para a Ford em razão de sua tradição já consolidada na região.
Além de manter os cinco pontos de venda atuais na Região Metropolitana, os planos da marca preveem investimentos de melhorias das instalações, seguindo os padrões globais da Ford. As ações da marca no Estado e o investimento na rede de concessionárias se traduzem em resultados positivos. Um exemplo está na picape Ford Ranger, que aparece como um dos modelos mais vendidos no Rio Grande do Sul no segmento diesel — desempenho alavancado pelos clientes do agronegócio.
O segmento agro, inclusive, é tão relevante para a marca que a Ford está presente nas principais feiras do gênero — como a Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil e a Expointer, que acontece no segundo semestre.
A empresa costuma validar produtos e apresentá-los diretamente ao público de venda. Na Expodireto, a Ford Ranger, em suas diferentes versões, foi promovida junto aos participantes.
Resultados positivos no Brasil
Em nível nacional, as vendas da Ford Ranger cresceram 8% em 2019 e somaram 22.228 unidades, seu melhor resultado dos últimos cinco anos. O veículo é o único da categoria a oferecer sistema de frenagem autônoma com detecção de pedestres, reconhecimento de sinais de trânsito, piloto automático adaptativo e sistema de permanência em faixa, entre outros itens.
Em 2019, o Ford Ka obteve o seu melhor resultado desde a chegada da nova geração. De acordo com o Renavam, o Ford Ka hatch somou 7.334 emplacamentos no mês, um resultado 4,5% superior ao do segmento hatch na comparação com dezembro.
O Ford Ka sedan também manteve a vice-liderança nos sedãs compactos em janeiro, com 3.148 unidades. O modelo subiu de posição no ranking no ano passado e não saiu mais dessa posição.
Para 2020, a Ford prepara ainda boas surpresas para os consumidores. Duas delas já foram anunciadas: o SUV Territory e o Mustang Black Shadow, edição especial comemorativa de 55 anos do esportivo.
As novidades se somam aos lançamentos feitos pela marca em 2019, que incluíram o EcoSport Run Flat, o Ka 1.0 FreeStyle, o Edge ST e a Ranger 2020.
Sobre a Ford Motor Company Brasil
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford e Troller e uma estrutura de três fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí.
Para mais informações sobre os produtos, acesse o site da Ford.