Treze bacias hidrográficas estão em estado de alerta no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (25), segundo dados da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Além disso, o Estado monitora pontos críticos, onde o nível dos rios é ainda mais baixo, como em São Leopoldo, Rosário do Sul e Uruguaiana.
Estão em alerta as bacias dos rios Alto e Médio Uruguai, Baixo Jacuí, Caí, Camaquã, Ibicuí, Ijuí, Negro, Santa Maria, Sinos, Taquari Antas, Quaraí, além do Guaíba. O Rio Gravataí, na Região Metropolitana, apresentou melhora após os temporais dos últimos dias, mas segue em estado de atenção - assim como o restante das bacias do Estado.
Ao todo, 354 cidades gaúchas já registraram situação de emergência por conta da estiagem – o que representa 71% do total de municípios do Rio Grande do Sul.
A expectativa é de que a chuva prevista para os próximos dias traga um alívio. Segundo os técnicos da Sala de Situação, as temperaturas seguem altas pelo menos até quarta-feira (26), quando há previsão de temporais que podem trazer acumulados mais expressivos na Metade Oeste gaúcha. A partir da quinta-feira, as temperaturas devem ficam mais amenas, na comparação com semana passada, o que pode aliviar o quadro de estiagem.