O Ministério das Finanças da Finlândia afirmou, nesta sexta-feira (23), que a União Europeia e o país estão cogitando pedir a proibição da importação de carne bovina brasileira devido à preocupação com o desmatamento na Amazônia. As informações foram publicadas em um comunicado no site do governo finlandês.
"Estamos trabalhando para enfrentar as mudanças climáticas da maneira mais eficaz possível. Os ministros da Fazenda são responsáveis por diversos instrumentos, tais como a precificação do carvão, planejamento fiscal e investimento público e gestão de ativos, com o objetivo de diminuir os efeitos das mudanças climáticas. Essas ações podem ser inúteis se a vegetação for destruída sistematicamente em outros lugares. Não teremos os meios para reagir aos efeitos devastadores das mudanças climáticas", afirmou o ministro das finanças finlandês Mika Lintilä.
Mais cedo, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que a atitude do governo brasileiro acerca do desmatamento coloca em risco o acordo entre a União Europeia e o Mercosul.
"Dada a atitude do Brasil nas últimas semanas, o presidente da República só pode constatar que o presidente Bolsonaro mentiu para ele na cúpula (do G20) de Osaka", declarou o governo da França, afirmando que "o presidente Bolsonaro decidiu não respeitar seus compromissos climáticos nem se comprometer com a biodiversidade".
"Nestas circunstâncias, a França se opõe ao acordo do Mercosul", acrescentou a presidência francesa nesta sexta-feira (23).
Nos dias 13 e 14 de setembro deste ano, o ministro das finanças da Finlândia se reúne com outros ministros europeus em Helsinque, para abordar, entre outras coisas, as medidas relacionadas às mudanças climáticas.