Os cuidados com os vegetais na lavoura, no transporte e no ponto de venda devem se manter quando esses alimentos chegam à casa do consumidor. Verduras, frutas ou ainda erva-mate e café exigem cuidados específicos e, adotar a forma correta de armazenamento, aumenta a vida útil dos produtos.
— É preciso cuidar dos alimentos desde a compra até o armazenamento em casa — explica Rochele Rodrigues, coordenadora do curso de Gastronomia da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS).
Ao chegar do supermercado ou da feira, os alimentos devem ser armazenados de acordo com suas características físicas. O destino correto dos produtos é fundamental para se ter maior aproveitamento em aspectos nutricionais e financeiros, uma vez que reduzirá o desperdício de alimentos.
Após retirar da embalagem, Rochele sugere separar os produtos que são consumidos com e sem casca. Itens sem necessidade de se retirar a casca devem ser higienizados com água sanitária (a indicação é de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água). E, após, a orientação é remover bem o cloro. Nos demais, lavar com água corrente já é suficiente. E, em ambos os casos, seque bem para reduzir risco de contaminação.
Temperaturas muito baixas são prejudiciais
Todos os alimentos podem ser guardados em geladeira, preferencialmente na gaveta de vegetais, onde o frio é menos intenso. Rochele ressalta que a refrigeração é utilizada para preservar a qualidade dos alimentos.
A conservação em refrigeração visa preservar características desejáveis dos vegetais, diminuindo o processo de amadurecimento, retardando o envelhecimento. No entanto, a refrigeração quando aplicada por períodos prolongados com baixas temperaturas pode conduzir ao aparecimento de injúrias pelo frio. Esse processo provoca aumento na respiração no vegetal, modificando as características sensoriais e nutricionais.
Dentre os vegetais, as frutas tropicais têm menor tolerância ao frio, apresentando sintomas como o escurecimento da casca, baixa taxa de conversão de amido em açúcares, perda de sabor, aroma e brilho. Assim, independentemente do vegetal, todos são vivos e continuam respirando após colhidos. Por este motivo, é importante adotar processos que visam diminuir a respiração dos mesmos, pois quanto menos o fruto respirar, maior a será a vida útil.
Curiosidade
Quer comprovar que os vegetais respiram? Faça um teste. Guarde uma banana em plástico fechado. Depois de um tempo, observe. A presença de gotículas no interior da embalagem é indicativo de respiração.
Confira os cuidados de armazenamento dos alimentos
Alface, rúcula, salsa e cebolinha
São mais sensíveis ao frio por serem folhosas. Antes da higienização, retire as folhas murchas e escurecidas. Lave e seque bem as folhas íntegras e guarde em embalagem plástica fechada.
Salsa, cebolinha e coentro podem ser congelados após limpeza. Mas devem ser utilizados sem descongelamento prévio.
Bergamota e laranja
Quando colocadas em geladeira, o processo de maturação das frutas é reduzido. Porém, em temperaturas muito baixas, a fruta sofre injúria pelo frio, fazendo o efeito contrário. Assim, ao colocá-las na geladeira, as mantenha em saco fechado na gaveta de frutas e verduras, onde o frio não é tão intenso. Se manter em temperatura ambiente, não deixe em saco plástico, pois acelera o amadurecimento.
Para evitar mofo, lave e seque as frutas antes de guardá-las. Na higienização, é possível eliminar fungos, imperceptíveis à visão. Não retire o talo do fruto, para evitar a contaminação. Se a fruta estiver contaminada por fungos e for guardada, isso pode apodrecer as outras frutas.
Maçã, pera e ameixa
Na geladeira, com frio controlado, pode durar o dobro de tempo em relação à armazenagem em temperatura ambiente.
Dica: Lave e seque bem, cubra cada fruta com papel toalha, coloque em saco plástico vedado e guarde na gaveta da geladeira. Assim, a fruta fica pronta para consumo e dura muito mais tempo.
Batata
Se armazenada por muito tempo em geladeira, pode criar brotos (brotamento), que produz compostos prejudiciais ao organismo. Por não mudar de cor ao amadurecer, se tiver cor esverdeada, é indicativo de solanina, substância tóxica que causa desconforto abdominal.
Banana
A banana, se colocada em geladeira, fica com a casca escurecida, isto porque o processo de amadurecimento é acelerado por causa do frio.
Dica: não coloque na geladeira, separe a banana da penca, pois assim reduz o processo de amadurecimento e a mesma dura mais tempo. A banana não deve ser armazenada dentro de saco plástico, porque é uma fruta que respira muito, liberando bastante etileno. E, se ficar em saco fechado, acelera o amadurecimento.
Cebola
Na hora das compras, analise bem as cebolas, elas devem ter suas cascas bem secas e sem manchas. Evite o alimento com áreas amolecidas ou mofadas. A recomendação é armazenar na geladeira em saco fechado, pois assim aumenta a vida útil da mesma.
Cenoura
Assim como ocorre com a maçã, o frio em excesso faz a cenoura murchar. A recomendação é sempre armazenar a mesma em saco fechado dentro da gaveta da geladeira. Ao lavar, não é necessário uso de cloro. Cuide para secar bem antes de guardar.
Café e erva-mate
Luz, oxigênio e calor podem interferir nas características sensoriais do café e da erva-mate, modificando principalmente o aroma e sabor. Por isso, o recipiente de armazenamento deve garantir bloqueio de luz e de ar.
Cuidado: Ao armazenar na geladeira, certifique-se de que o recipiente de armazenamento seja hermético.
Fonte: Rochele Rodrigues, nutricionista