Nem só de tratores, colheitadeiras e lavouras vive a Expodireto-Cotrijal, uma das principais feiras do agronegócio do Brasil, realizada em Não-Me-Toque, no norte do Estado. Com tração 4x4, movidas a diesel e cada vez com mais tecnologia, picapes são exibidas e testadas pelos visitantes – embalando um segmento alimentado pelo agronegócio. Além da necessidade para a lida diária, em estradas de chão batido, o estímulo para o investimento nesses veículos vem dos descontos oferecidos pelas montadoras aos produtores rurais.
– O agricultor é a única pessoa física que consegue comprar caminhonetes diretamente das fábricas, condição que possibilita o preço menor – explica Ambrósio Pesce, vice-presidente do Sindicato dos Concessionários de Veículos no Estado (Sincodiv/Fenabrave-RS).
A decisão de compra do produtor, destaca o dirigente, é influenciada pelo resultado da safra e pela tecnologia das máquinas agrícolas.
– Ele busca nos carros o que ele vivencia nos equipamentos da lavoura, como câmbio automático e painel eletrônico – diz Pesce.
Produtor em Liberato Salzano, Lido Dalsanto foi à Expodireto para trocar a caminhonete atual de câmbio manual, do ano 2011, por uma zero quilômetro, com câmbio automático, central multimídia e câmera de estacionamento de ré. Após comparar marcas, conseguiu 14% de desconto no valor original da Hilux, da Toyota.
– Esse modelo é muito mais avançado, já estava na hora de trocar a antiga – disse Dalsanto.
Com estande na Expodireto desde a primeira edição, a Augustin Veículos, concessionária da Ford, tem nos produtores os principais clientes durante o ano todo.
– A nossa região é muito dependente da agricultura. Quando a safra vai bem, como nesse e nos últimos anos, reflete diretamente nos negócios – conta Daniel Augustin, diretor da revenda.
A empresa oferece na feira teste drive da Ranger, principal modelo da marca no segmento, em uma área com obstáculos de buracos e declive de 35 graus. A picape é oferecida no evento com 18% de desconto do preço original. O valor reduzido faz com que as vendas concretizadas e prospectadas na feira respondam por mais da metade da comercialização durante o ano.
Para a concessionária Salwipa, da Volkswagen, a Expodireto é o alavancador de negócios e de relacionamento com clientes.
– Em uma semana, recebemos em média 50 pessoas nas lojas de Carazinho e Sarandi. Na feira, mais de 10 mil potenciais clientes visitam nosso estande – compara Marcio Scoz, gerente geral da revenda, que oferece 24% de desconto em picapes, o dobro do percentual praticado ao longo do ano.
Há pouco menos de 10 anos, as vendas relacionadas ao agronegócio representavam 30% das comercializações da concessionária. Hoje, a proporção inverteu, com os produtores rurais representando quase 70% dos negócios.