Que tal fazer receitas com um fermento feito em casa? O tipo de levedura dependerá do alimento a ser preparado. André Danim, professor de gastronomia da Faculdade Senac Porto Alegre, ensina o passo a passo do chamado pré-fermento a partir de leveduras selvagens, feito de maçã, fruta que colore os pomares da Serra nesta época do ano.
Você vai precisar de
- Seis maçãs (de preferência verde pela maior acidez, o que acelera o processo de fermentação)
- 500 mililitros de água mineral
- Um quilo de farinha de trigo
Preparo
Coloque as maçãs cortadas sem sementes e a água no liquidificador para extrair o suco. Acrescente o mesmo peso de farinha de trigo (o que deve ser equivalente a um quilo).
Misture tudo e sove bem. Acondicione em recipiente vedado (balde com tampa) e deixe levedar por três dias. Você pode guardar em geladeira (processo mais demorado) ou em ambiente fresco e arejado.
Após os três dias, acrescente o equivalente a 30% do peso do fermento com partes iguais de farinha e água, mantendo a massa macia. Deixe fechado por mais três dias. O fermento está pronto para uso quando borbulha e reduz o forte aroma ácido, que lembra vinagre.
Sugestões para aplicar o fermento
Que tal uma foccacia recheada com tomate seco e azeitona? Ou uma fogaça provençal com bacon? Com a mesma massa também é possível preparar uma ciabatta com calabresa.
Fogaça provençal
Foccacia
Ciabatta
Confira a receita base para os três pães:
500 g de farinha de trigo
20 g de fermento fresco
4 g de açúcar
10 g de sal
4 g de reforçador
126 g de levedura natural
224 ml de água
Misture todos os ingredientes. Ao preparar a massa do pão, deixe descansar por 20min. Depois de incorporar o recheio, reserve por mais 40min antes de levar ao forno por 20min a 40min (dependendo do forno) em temperatura de 160°.
Dica:
As farinhas de maior qualidade têm maior percentual de carboidrato e de proteína.
Confira outras edições do como fazer: