Responde: Roberto Schroeder, Superintendente Federal de Agricultura no RS
SIM, a carne comercializada no Brasil, que passa pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Sisbi, que envolve os Serviços de Inspeção Federal – SIF, estaduais e municipais é tão segura ou até mais segura para os consumidores do que a produzida em qualquer outro país do mundo. O Serviço de Inspeção Federal conta com a experiência de mais de cem anos e garante o acesso das carnes brasileiras em mais de 150 países.
No Rio Grande do Sul, no ano de 2016, mais de 99% das análises microbiológicas e físico químicas das carnes e derivados produzidos no Estado, feitas em amostras colhidas pela inspeção federal, foram consideradas conformes nos exames realizados. A Operação Carne Fraca levantou suspeitas sobre apenas 21 estabelecimentos dos mais de 4,8 mil sob o regime de Inspeção Federal.
Leia mais:
Supermercados deixam de vender produtos de investigadas da Carne Fraca
Veja quais países restringiram importação de carne do Brasil após Carne Fraca
O que o consumidor pode fazer para se proteger das irregularidades
Da mesma forma que as ações necessárias em relação ao mesmo de 1% de produtos detectados com problemas foram tomadas pelos SIFs e não causaram prejuízos aos consumidores, as medidas nos estabelecimentos que tiverem problemas serão adotadas pelo Ministério da Agricultura e, em breve, a normalidade será retomada nos mercados interno e externo.