Será realizado, na noite desta quinta-feira (4), o concurso para eleger a Miss Brasil Mundo 2022 em Águas Claras, Brasília (DF). A vencedora receberá a coroa da brasiliense Caroline Teixeira, que ganhou o título no ano passado. O evento terá a participação de 36 candidatas (representado estados e regiões do país) e será transmitido ao vivo pelo canal Miss World, no YouTube, a partir das 18h.
As participantes estão confinadas em um hotel da capital federal desde segunda-feira (1º). Durante a semana, além de ensaios, elas participaram de provas preliminares classificatórias que somam pontos para a eleição da grande vencedora.
As etapas da classificação são: Miss Popularidade, Melhor Fantasia Regional, Desafios doTerra e La Renovence, Talento e Beleza Pelo Bem – a ganhadora desta última automaticamente é uma das oito finalistas do concurso. Na grande final, elas ainda passarão por entrevistas e desfilarão em trajes de coquetel e de gala. Não há desfile em trajes de banho no Miss Brasil Mundo.
Representando o Rio Grande do Sul, a advogada Tainá Laydner Fiore, 26 anos, está na expectativa para o resultado final.
— Representar um estado inteiro e a você mesma em um mundo onde há mais críticas do que elogios é motivo de orgulho e, por isso, o dia será dedicado, principalmente, para que eu lembre da minha trajetória, do porquê estou aqui e do que construí e ainda posso construir para conseguir transmitir toda essa energia — afirmou em entrevista à Donna nesta quarta-feira (3).
A vencedora do Miss Brasil Mundo irá competir com as candidatas internacionais no Miss Mundo, que ainda não tem data oficial para ser realizado. Entretanto, estima-se que ocorra em março de 2023. A atual Miss World é a polonesa Karolina Bielawska, coroada em março do ano passado.
O Miss Mundo é o concurso de beleza que conta com o maior número de países e territórios participantes – são mais de 120. Comandado pela Miss World Organization, que também realiza o Mister Mundo, faz parte do chamado grand slam da beleza, onde estão também o Miss Universo, o Miss Supranational, o Miss Grand International e o Miss International. Apesar de ter sido lançado em 1951, o Miss Mundo começou a contar com representantes brasileiras no ano de 1958, sendo a pernambucana Sônia Maria Campos a primeira representante do país.
Presidente do concurso internacional, Julia Morley lançou o Beauty With a Purpose (Beleza Pelo Bem) em 1972. Desde então, as candidatas são incentivadas a participar e/ou desenvolver projetos sociais. No Brasil, o projeto apoia, entre outras causas, a luta contra a hanseníase. Este será o décimo ano do trabalho realizado no país.