O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), é uma data histórica de lutas femininas ao redor do mundo. Para reforçar a importância do dia, várias iniciativas ao redor do Estado promovem eventos voltados a elas. Confira alguns deles:
Liderança feminina em debate
Nesta terça-feira (8), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) reunirá mulheres que são referência em áreas distintas para debater o tema "Liderança feminina: representatividade e conquistas no setor público e no privado" às 19h. O bate-papo abrirá as comemorações do aniversário de 57 anos da PGE-RS e será transmitido ao vivo pelo canal da instituição no Youtube.
São três convidadas: a secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann, que está à frente da pasta durante todo o período de pandemia; a CEO de uma plataforma de gestão para privacidade e proteção de dados pessoais, Aline Deparis; e a vice-presidente técnica do Conselho Federal de Contabilidade, Ana Tércia Lopes Rodrigues, primeira mulher a ocupar a presidência do CRCRS. A mediação da conversa será feita pela jornalista Maysa Bonissoni.
Aulas de dança gratuitas
Para celebrar o Dia da Mulher, os shoppings da rede Boulevard promovem a atividade "Dança para Vida". Na terça-feira (8), às 10h no Boulevard Assis Brasil e às 18h no Boulevard Laçador, serão realizadas aulas de dança gratuitas com hits do momento.
Com passos simples de serem acompanhados, as aulas serão ministradas pelo professor de dança Fernando Saraiva. O objetivo é proporcionar um momento de descontração para mulheres, aliando saúde e bem-estar.
Além de serem gratuitas, as aulas não necessitam de inscrição prévia.
Mulheres na tecnologia
Nos dias 7 e 8 de março, a empresa de tecnologia Trinca (Avenida Paraná, 1761, Porto Alegre) irá promover palestras, debates e rodas de conversas dedicadas ao desenvolvimento feminino na área. Embora crescente, o número de mulheres atuando profissionalmente no mercado de tecnologia ainda não passa de um quarto do total. Elas ocupam, no máximo, 20% dos cargos no setor. O objetivo do evento é desconstruir estereótipos, debater o lugar feminino na área e desmistificar a atuação das mulheres no mercado tech.
— Hoje, a Trinca possui 26% do seu quadro formado por mulheres. Isso, infelizmente, ainda é algo incomum na área. Queremos incentivar mais mulheres a entrarem e se manterem no mercado — afirma Roberta Kochë, head de Pessoas e Cultura na Trinca.
Ao todo, 14 palestrantes se revezam nos dois dias de evento, que conta com recreacionistas para as mães que quiserem participar e levar seus filhos, além de brindes, alimentação e até mesmo cerveja para todas as participantes.
As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas por meio deste link. É preciso usar máscara e comprovar a vacinação contra a covid-19 para participar dos eventos.
A Trinca ainda aproveitará o momento para ser ponto de coleta de doações para a Casa Mulheres Mirabal, local de acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica.
Feira delas
No domingo (13), das 15h às 20h, vai ocorrer a Feira de Arte e Cultura da Casa Manje (Rua General Osório, 1055, Novo Hamburgo) apenas com expositoras mulheres para celebrar o Dia da Mulher. O evento, promovido pela pizzaria Manjericão Toscano e pelo movimento Peludinhos do Vale, ainda vai contar com música, drinks e doces, além de ser pet friedly.