Do biquíni do momento ao filme que deve chamar atenção na temporada, convidamos experts de diferentes áreas para contar tudo o que promete bombar na estação de calor. Veja:
A peça
Por As Patricias, jornalistas e colunistas de Donna
O versátil quimono
Ele tem o dom de sofisticar qualquer visual. É um luxo quando faz as vezes de vestido, acompanhado de uma biju poderosa. Fica elegante quando combinado à alfaiataria. Deixa o biquíni e o maiô com ares de balneário chique. O quimono surge como protagonista, inclusive com tecidos de efeitos adamascados, com brilhos, aplicações, de tricô, agregando bossa extra a qualquer combinação.
O biquíni
Por Ana Carrard, stylist
Amarrações em alta
Três tendências de moda praia vêm com força. Em primeiro lugar, estão as amarrações. Agora as tiras do top do biquíni vão em volta da barriga, cumprindo a função de “body chain”. Minha segunda aposta são os biquínis de cintura alta e asa-delta. A peça junta o corte, que já estava entre os queridinhos das famosas, com a lateral mais alta da calcinha. O néon segue em alta, e apareceu tanto nas passarelas quanto nas coleções de beachwear.
As cores
Por Roberta Weber, stylist e colunista de Donna
Vibração da temporada
O verde vibrante, conhecido como Kelly Green, ganhou popularidade graças à grife Bottega Veneta e dominou 2021 – e seu reinado continua no verão, injetando eletricidade nas composições. Aliás, tons vivos serão os favoritos: vale prestar atenção no pink, no turquesa e nos solares amarelo e laranja. Para o styling, quem ama um visual colorido pode se jogar no colorblocking ou então no monocromático.
O penteado
Por Elisiane Batista, cabeleireira do Beauty Line
Aposte no lenço
Seja em tranças, coques ou rabos de cavalo, o acessório chega para enfeitar os fios e deixar os penteados mais charmosos e cheios de estilo. O lenço pode conferir um toque especial ao ser trançado junto com o cabelo, ou ainda de maneira mais discreta, ao ser amarrado apenas na ponta. Basta procurar os modelos que mais combinam com você e adicioná-los ao seu penteado.
A make
Por Maithe Mombach, maquiadora do Beauty Line
Da cor de 2022
Very Peri, eleita pela Pantone como a cor de 2022, aparece como uma aposta para a maquiagem. A combinação com amarelo, por exemplo, resulta em uma make linda e forte, que destaca as cores de maneira vibrante. A dica é investir no esfumado para os olhos, que fica bem com lábios nude, conferindo modernidade e elegância. Looks monocromáticos, combinando vários tons de violeta, também são tendência.
O treino
Por Marcia Refinsky, personal trainer
Foco em casa
Uma tendência que veio da pandemia e promete seguir com força é o treinamento domiciliar. O fortalecimento muscular é a base para conquistar uma saúde forte e qualidade de vida, além de ser fundamental para a prática de todos os esportes. Portanto, se faz necessária a inclusão de treinamento de força e fortalecimento na rotina. Treinando em casa por, no mínimo, três vezes na semana, por meia hora que seja, você já colherá os benefícios para a sua saúde. Não custa lembrar: consulte um educador físico que irá avaliá-la e elaborar um plano de exercícios sob medida.
O filme
Por Ticiano Osório, colunista de cinema em GZH
"A Filha Perdida"
Com estreia marcada para 31 de dezembro na Netflix, A Filha Perdida é a adaptação do romance homônimo publicado pela italiana Elena Ferrante em 2006. Trata-se do primeiro longa-metragem dirigido pela atriz Maggie Gyllenhaal e é protagonizado pela inglesa Olivia Colman. Ela interpreta Leda Caruso, uma professora universitária que, durante suas férias na praia, fica obcecada por uma jovem mãe (Dakota Johnson) e sua filha. A partir de então, Leda se vê confrontada por memórias dos tempos em que ela própria estava encarando a maternidade. O filme está bem cotado para o Oscar de 2022 graças a alguns prêmios prévios.
O livro
Por Claudia Tajes, escritora, roteirista e colunista
"Inventário de Predadores Domésticos"
O livro da paulista Verena Cavalcante pode parecer sombrio demais para dias ensolarados. Mas já que a boa literatura não está nem aí para as estações do ano, esteja pronta para uma viagem que perturba muito mais pelo que tem de humano do que por seu caráter obscuro. Despertando medos que pareciam perdidos na infância ou revivendo sensações, Verena consegue criar tensão a partir de situações quase triviais da vida – principalmente a vida no Interior. Conclusão ao fim de 240 páginas: o homem é o lobo do homem, e também é seu predador. Prepare-se para ler de um fôlego só, e perdendo o fôlego a cada conto.
O drinque
Por Pâmela Leseux, sócia proprietária do Paralela Bar
Picante e refrescante
A aposta é o clássico Moscow Mule! Aqui, a receita leva uma dose de vodka, soda de gengibre e limão e espuma cítrica vegana. Nossa soda é preparada artesanalmente com limão, extrato de gengibre e açúcar, gaseificada em um instrumento chamado Sparkle, que permite fazer uma carbonatação com bolhas finas, deixando o drinque inteiramente gaseificado. Originalmente, é servido em canecas de cobre, mas atualmente já encontramos variações da peça. É refrescante e tem uma leve picância, a cara do verão! Sua espuma cítrica equilibra bem com o drinque gaseificado e leve.
O lugar
Por Diogo Carvalho, cofundador do Destemperados
20BARRA9 de Atlântida
O lugar do verão tem tudo para ser o 20BARRA9 de Atlântida – mais uma vez. Neste ano, o restaurante ocupará o espaço do tradicional Bali Hai (Avenida Beira Mar, 31), na beira da praia.
Do cardápio, além dos clássicos da casa, porções de petiscos para compartilhar e vinhos da casa com versão em lata deverão ser os mais pedidos. A previsão de abertura é até o fim de dezembro.
O destino local
Por Sara Bodowsky, criadora do Roteiro da Sara
Campos de Cima da Serra
Na busca por espaços menos concorridos, a região dos Campos de Cima da Serra é aposta para quem quer explorar novos destinos. Cidades como São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Bom Jesus, Vacaria e São José dos Ausentes, no Estado, têm opções com clima ameno, belezas naturais como cânions, cachoeiras, trilhas e campos verdes. Pousadas e locação de casas ou propriedades através de aplicativos são cada vez mais buscadas pelos turistas. A gastronomia local, junto com vinhos, cervejas e destilados produzidos localmente, fazem parte das atrações.
O destino nacional
Por Rosane Tremea, colunista de GZH e Zero Hora
A costa brasileira
Não é novidade o fato de as férias serem sinônimo de viagem ao Litoral para os brasileiros que dispõem de uma costa com quase 11 mil quilômetros de extensão. Capitais nordestinas como Natal e João Pessoa, principalmente, estarão em alta na temporada, apesar dos preços das passagens aéreas (em torno de R$ 1,5 mil, no início de janeiro). Ainda que não seja um novo destino, a Praia da Pipa (RN), a 84 quilômetros de Natal, continua sendo aquele lugar que mistura rusticidade e um clima contemporâneo/internacional, com a oferta de bares e restaurantes que encanta os turistas.