Não sei vocês, mas eu faço parte daquele time que compra uma roupa e se pudesse já saía da loja com ela no corpo. Não entendo como algumas pessoas conseguem comprar peças novas e deixá-las por dias ou meses no closet – muitas vezes até com a etiqueta pendurada. Mas eu trago uma notícias pra vocês: eu estou errada.
Em tempo de Natal – alô Papai Noel! – é interessante alertar que uma roupa nova não deve ir direto para o armário. O recomendado por dermatologistas é que, antes de vesti-las, essas peças devem ser lavadas para evitar o risco de alergias e irritações na pele, como explica a coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Alessandra Romiti:
– É para retirar qualquer resíduo de produto químico que a indústria possa ter usado para tingir, lavar, engomar ou alvejar a roupa durante a produção. Além disso, também serve para eliminar a roupa de algum eventual microrganismo que possa ter se proliferado, por exemplo, pelo armazenamento em locais úmidos.
Os tecidos passam por uma série de procedimentos para que fiquem com aquela cor atraente e naquele formato perfeitinho, conforme vemos nas vitrines. Há até leis, que variam de um país para o outro, que regulam o nível permitido de substâncias químicas (tinta, resina, formol, etc) em cada tecido — conforme a origem e o tipo de material usado —, que podem deixar as roupas com resquícios de elementos capazes de prejudicar a saúde. Sem contar que as roupas são experimentadas nos provadores por diversas pessoas — que podem transmitir germes, bactérias e até piolho.
Segundo a especialista, porém, não existe nenhuma evidência científica de que as roupas novas possam transmitir alguma doença de pele. O que pode acontecer é uma reação alérgica a alguma substância que pode ter sido usado no processo de manufatura. A boa notícia é que água e sabão já são o suficiente para uma boa limpeza.
Os cuidados na hora de lavar
Falando em limpeza, você segue as instruções que estão na etiqueta das peças? Segundo Cristina Gaspar, gerente de Marketing da Casa KM, antes de lavar uma roupa, é fundamental saber a forma correta de lavagem. Confira algumas dicas:
1. Faça o teste da cor
Antes de lavar peças coloridas, faça o teste da cor: ao umedecer uma parte da roupa, coloque-a em cima de um pano branco e depois passe o ferro. Caso solte tinta, lave-a separadamente.
2. Utilize produtos apropriados
Se a peça for delicada, utilize produtos apropriados para ela ou escolha um que sirva para todo tipo de tecido.
3. Separe as peças conforme a cor
Essa aqui é antiga, mas não vale reforçar, não é mesmo? Separe as peças de acordo com a cor – brancas, pretas ou coloridas. Você também pode optar por um produto que reaviva as cores ou versões para roupas escuras. A ideia é cuidar para não desbotar as roupas, para que elas permaneçam como novas por muito tempo.
4. Fique de olho nas peças de molho
Se for colocar as peças de molho na água, o ideal é seguir as indicações no rótulo do produto utilizado, pois há variação na indicação do tempo.
5. Atenção para peças que são lavadas pela primeira vez
Uma boa opção para se certificar que todos resíduos foram removidos é ficar atenta para a quantidade do produto indicada para uso na lavagem. Dessa forma, o enxágue fica ideal sem necessidade de um ciclo extra de água.
6. Use amaciante
Ele ainda deixa as peças perfumadas.
7. O modo de secar também é importante
Seque as roupas conforme a indicação na etiqueta das peças.
8. Temperatura do ferro
Para finalizar essa primeira higienização das roupas novas, utilize o ferro na temperatura adequada para cada tipo de tecido.
Jornalista, consultora de estilo e criadora do #looksdavidareal inspirados nas famosas, Pam Zottis faz conteúdo focado em moda para mulheres comuns que trabalham, estudam e não param devido à correria do dia a dia, mas querem estar por dentro das tendências. Escreve semanalmente em revistadonna.com.