Você faz parte do time que só tem, basicamente, roupas pretas, brancas ou cinzas no armário? Ou tem dificuldade de usar cores nas suas produções diárias? Se respondeu sim para alguma dessas perguntas, você não está sozinha!
A maioria das pessoas (seja por medo de errar, por não gostar de ousar ou por "preguiça fashion" mesmo) não está habituada a usar peças coloridas. Porém, as cores podem trazer um charme especial aos looks. Além disso, por trás de cada uma delas, existe um significado, mas isso é uma história para outra coluna. Agora, vamos focar no círculo cromático.
Mas afinal, o que é um círculo cromático e como essa ferramenta pode ajudar para que meu visual fique mais harmônico?
O círculo cromático é composto por 12 cores: três primárias (vermelho, azul e amarelo) três secundárias (verde, laranja e violeta) e seis terciárias (roxo-avermelhado, laranja-avermelhado, laranja-amarelado, verde-amarelado, verde-azulado e roxo-azulado). Essa ferramenta nos auxilia a fazer combinações harmônicas.
Harmonia monocromática
Essa é a mais simples de todas. Como o próprio nome já diz, é composta por apenas uma cor. As tonalidades até podem mudar, mas todas ficam no mesmo matiz do círculo cromático.
Um look monocromático é elegante. Para deixar a produção ainda mais interessante, a dica é apostar em texturas diferentes: misturar tecidos mais leves com mais pesados – couro e algodão, por exemplo.
Cores complementares
Imagine que o círculo é um grande condomínio de cores e que cada uma delas representa um apartamento. A vizinha que está na frente, ou seja, do lado oposto da sua casa, é a cor complementar.
Como dá para observar, são combinações com bastante contraste. Para quem é mais discreta, a dica é usar uma das cores nos acessórios: vale colar, brinco ou sapato.
Cores análogas
A harmonia é formada por uma cor primária combinada com duas cores vizinhas na roda das cores. Por exemplo, vermelho, laranja-avermelhado e laranja.
Um esquema de cores análogas oferece menos contraste do que a harmonia de complementares. Quem não gosta muito de ousar, pode começar sua aventura por aqui.
Tríade cromática
É quando usamos três cores equidistantes no círculo cromático, por exemplo azul, amarelo e vermelho. No nosso jogo: escolha uma cor, salte três casas, escolha a próxima, salte mais três e escolha a próxima. É uma combinação que oferece alto contraste mantendo a harmonia.
Confira abaixo algumas produções coloridas das famosas para você se inspirar:
Monocromática
Cores complementares
Cores análogas
Jornalista, consultora de estilo e criadora do #looksdavidareal inspirados nas famosas, Pam Zottis faz conteúdo focado em moda para mulheres comuns que trabalham, estudam e não param devido à correria do dia a dia, mas querem estar por dentro das tendências. Escreve semanalmente em revistadonna.com.