A Mattel, marca por trás da Barbie, anunciou nesta quarta-feira (25) uma linha de bonecas sem gênero. A nova coleção chama-se "Mundo Criável" ("Creatable World") e opções de roupas, acessórios e perucas para permitir que as crianças a montem como quiserem.
"Brinquedos são uma reflexão da cultura, e conforme o mundo continua a celebrar o impacto positivo da inclusão, sentimos que estava na hora de criar uma linha de bonecas livre de rótulos", explicou Kim Culmone, vice-presidente da Mattel Fashion Doll Design, em nota.
Segundo Culmone, o lançamento é uma tentativa de atender uma demanda de crianças que procuram brinquedos que não sejam "ditados pelas imposições de gênero":
"Nas pesquisas, soubemos que as crianças não querem que seus brinquedos sejam definidos por imposições de gênero", disse Culmone. "Essa linha permite que as crianças se expressem livremente".
Veja o vídeo de lançamento do produto:
Cada kit vem com uma boneca de cabelos curtos, peças de roupa entre saias, shorts e calças, pares de sapatos, acessórios adicionais como óculos e bonés e uma peruca de cabelos longos, ao custo de US$29,99.
Veja os kits:
A marca consultou especialistas como pediatras sobre qual deveria ser a fisiologia, proporções e tamanho das bonecas. Há anos a Mattel busca diversificar seus produtos, especialmente no caso da icônica Barbie - que desde 2016 ganhou as versões diferentes. A mudança levou a Barbie a registrar sete trimestres consecutivos de crescimento, contrastando com muitos produtos da Mattel, que enfrentam predomínio dos games nos desejos das crianças.