Prints de conversas, frases motivacionais, lista de alertas, poesias e uma infinidade de relatos de meninas sobre seus antigos relacionamentos. Essa é a pauta da hashtag #MeuExAbusivo, que está nos assuntos mais comentados desta terça-feira no Twitter.
No dia 17 de julho, a influenciadora Dora Figueiredo compartilhou em seu canal do Youtube um vídeo no qual desabafa sobre um antigo relacionamento que a fez muito mal. Durante a gravação, Dora relatou diversas situações de abuso psicológico e afirma que o fez para que as mulheres que passam por isso não se sintam fracassadas com ela se sentiu. O vídeo hoje passa de dois milhões de visualizações e tem quase vinte e quatro mil comentários.
Nesta terça-feira (30), Dora fez uma postagem no twitter lançando a hashtag #MeuExAbusivo, pois diz estar recebendo milhares de relatos desde a publicação do vídeo e quer usar essa oportunidade para gerar uma discussão sobre o que é, afinal, um relacionamento abusivo.
Essa discussão que vem sendo feita sobre quais atitudes tornam um relacionamento não saudável é importante, pois muitas pessoas ainda acreditam que um relacionamento só se torna abusivo quando há agressão física. Na verdade, existem diversos tipos de agressões tão graves quanto, como controle excessivo, possessividade, ameaças, jogos psicológicos, entre outros tipos de abusos mentais.
Confira alguns relatos feitos por mulheres no Twitter:
#MeuExAbusivo falava para mim que não tinha a mesma vontade de ter relações sexuais porque eu tinha engordado por estar com depressão.
#MeuExAbusivo me dizia o quão difícil seria alguém me amar (além dele) e o quanto eu tinha sorte por ter ele. Porque se não fosse ele mais ninguém iria conseguir gostar de mim. Me chamou de puta/vagabunda/vadia e usou uma história triste da minha família para me atingir.
#MeuExAbusivo me hackeou e inventou cinco ex-namoradas pra fingir que uma tinha me hackeado. Passou uma madrugada inteira me xingando e ameaçando com um dos perfis falsos e me consolando enquanto eu chorava no telefone. Por um ano tive medo de a ex que nunca existiu aparecer na minha casa
#MeuExAbusivo me perguntou o que eu faria se ele me estuprasse. Depois ficou me convencendo de que se eu o denunciasse ou terminasse com ele, seria uma prova de que eu não o amava e era uma grande mentirosa contribuindo pra deixar sua vida já difícil ainda pior. Eu tinha 16 anos.
#MeuExAbusivo Uma vez eu fui pra casa do meu ex namorado com um macacão que, de acordo com ele, estava muito curto, a gente brigou feio e ele rasgou o macacão todo. O macacão era na verdade da minha mãe, eu menti falando que tinha rasgado no ônibus.
#MeuExAbusivo quis me convencer de que eu era burra, frígida e histérica. Questionou a avaliação de concurso público, porque eu passei. Questionou a avaliação do mestrado, porque eu passei. Questionou o ENEM, porque meus alunos tiravam notas altas. Quando o deixei, me disse que era injusta.
Começou com um "você não pode sair porque é uma mulher casada", passou pra um "ninguém vai te querer agora toda gorda e estragada", em seguida foi ao "se tu arrumar alguém tomo nosso filho, tu depende de mim pra tudo", no final foi um enforcamento e um soco... Fui embora. #MeuExAbusivo
#MeuExAbusivo no começo do namoro disse que tinha vergonha de me apresentar pros amigos dele porque todas eram magras, e eu não.
#MeuExAbusivo me proibia de sair sozinha, mandava nas minhas roupas, não me deixava ter amigas, me bateu algumas vezes falando que era brincadeira, me chamava de vadia, piranha, puta, lixo, entre outros. Me obrigava ter relações até quando eu não queria. Acordei e larguei o infeliz.