Planejamento financeiro talvez não seja um tema que você adore, mas é preciso ter alguma noção do assunto para passar longe das dívidas e dos maus investimentos. E se falta grana para investir em consultoria, fica a dica: há quatro mulheres que manjam muito de finanças e podem ensinar tudo de graça. Nathalia Arcuri, Carol Sandler, Mirna Borges e Júlia Mendonça comandam quatro plataformas de educação financeira e são referências na internet quando o objetivo é saber lidar bem com o dinheiro no dia a dia.
Saiba por que vale a pena separar uns minutinhos para conhecer os canais online liderados por elas:
Me Poupe!
O maior canal de finanças pessoais do mundo no YouTube é brasileiro e comandado por uma mulher. A paulista Nathalia Arcuri, 34 anos, está à frente do Me Poupe!, que soma mais de 3,5 milhões de inscritos e 150 milhões de visualizações. Desde a infância, a jornalista e especialista em planejamento financeiro já mostrava interesse pela economia. Em 2015, Nathalia decidiu transformar seu hobby em negócio ao fundar a plataforma com dicas financeiras e abandonar o trabalho na TV.
Com a experiência em comunicação, a paulista traduz para os leigos temas como tesouro direto, MEI, fundo imobiliário e por aí vai. Mas ela também tem vídeos focados em passos básicos para aprender a equilibrar as contas, sair do negativo e juntar uma boa grana. No ano passado, Nathalia também lançou seu o primeiro livro, o Me Poupe! 10 Passos para Nunca Mais Faltar Dinheiro no seu Bolso.
Finanças femininas
Fundado por Carol Sandler, o Finanças Femininas tem uma proposta bem delineada: falar de planejamento financeiro especificamente para mulheres. A ideia é usar a educação para empoderar as seguidoras a terem condições de bancar suas escolhas. Quem acompanha a plataforma criada pela paulista de 35 anos desde 2012 aprende a organizar as contas, comprar de forma inteligente, poupar e investir.
Carol estudou Jornalismo no Brasil e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris, além de assinar dois livros: o Detox das Compras, de 2017, e Finanças Femininas – Como Organizar suas Contas, Aprender a Investir e Realizar seus Sonhos, de 2015, este último escrito junto do economista Samy Dana.
EconoMirna
A capixaba Mirna Borges, 32 anos, lançou em 2016 o canal EconoMirna e bomba na internet com seus vídeos explicativos sobre finanças. Formada em Engenharia Mecânica e de Petróleo, a coach financeira decidiu criar o canal depois de perder grana com investimentos sem muito planejamento. Na plataforma, você encontra dicas para economizar, investir com segurança e viajar com pouco dinheiro.
Mirna é expert em fazer vídeos divertidos e focados em temas relevantes, como anuidade do cartão de crédito, consórcio e previdência social. Quem quiser acompanhar o trabalho da capixaba pode baixar também e-book Descomplique sua Vida Financeira em Cinco Passos, disponível no site do EconoMirna.
Júlia Mendonça
Formada em Comércio Exterior, a gaúcha de 32 anos era uma compradora compulsiva: sem freios com o dinheiro, chegou a acumular mais de R$ 80 mil em dívidas. E foi nesse momento de desespero que ela mergulhou no mundo do planejamento financeiro – e amou. Fez cursos de finanças e investimentos e passou a dar consultoria.
O canal que leva seu nome nasceu em 2016 focado em dúvidas corriqueiras e difíceis de responder. Afinal, vale a pena ter casa própria? Comer em casa é realmente mais barato do que almoçar fora? Carro novo ou usado? De quebra, a Júlia ainda é muito bem-humorada e faz os fãs darem boas risadas assistindo aos vídeos.