Meu tio Jonatas, mais conhecido como Xico, é uma piada. Tipo de pessoa com o dom de abrir a boca e fazer rir quem está ao redor. Natural, portanto, em muitos casos, dar pouco crédito ao que ele fala. Na grande parte das vezes, está tirando uma onda com a nossa cara.
SERÁ VERDADE ESSA HISTÓRIA?
Um belo dia, após uma dessas celebrações que reúnem a família inteira em volta da mesa, percebendo o palco armado para mais um espetáculo de comédia, Xico largou:
– Vocês vão ver: é batata!
– O que é batata? – alguém perguntou.
– Acontece no dia do aniversário de 40 anos – ele continuou.
– O que acontece? – alguém insistiu.
– O cara acorda de manhã e não consegue mais ler o jornal. Não enxerga mais nada. Fica cego do dia para a noite.
NÃO ERA PIADA!
– Comigo também aconteceu a mesma coisa! – exclamou minha tia Cris, de 40 e poucos anos.
– Comigo também…. – me peguei pensando.
A CIÊNCIA EXPLICA, MARIANA?
SIM, EXPLICA!
A vista cansada é uma condição que acomete, principalmente, homens e mulheres a partir dos 40 anos. Segundo a oftalmologista Susan Erika Mocelin, ocorre porque a força da musculatura dos olhos diminui com o tempo. É que, dentro deles, há um músculo que consegue focar uma lente para perto.
SEM PRECISAR FICAR ASSIM, Ó!
Antes dos 40, quando olhamos algo de perto, esta lente foca três graus. A partir dos 40, a capacidade de focalizar passa para dois graus. É a partir desta idade que as pessoas precisam usar óculos de adição de um grau para perto.
OI, BONITÃO!
O que eu não entendo é a resistência masculina em relação ao uso do óculos de grau. Há uma geração de homens de 40 e poucos anos que simplesmente nega a si mesmo tal prescrição.
VADE RETRO, SATANÁS
Não enxerga direito e se recusa a usar uma armação no rosto, por mais charmosa que seja. Como se a necessidade do grau fosse capaz de, sei lá, roubar do dia para a noite a virilidade.
A CIÊNCIA EXPLICA, MARIANA?
MAIS FÁCIL UM PSIQUIATRA
O que eles fazem então? Pedem para você, querida amiga, tornar-se sua companheira tradutora. Você passa a ler tudo para eles: a entrevista no jornal, a bula do remédio, o contato da agenda do celular… E no restaurante, então?!
NÃO PRECISAM MAIS DISSO
Espremem, espremem, espremem os olhos – e obviamente não enxergam nada do cardápio. Não enxergando o cardápio, perguntam a você se há algum prato com carne.
HÁ VÁRIOS
Então, você se torna a porta-voz dos oito pratos com carne e seus devidos acompanhamentos. Sem falar na entrada, no vinho e na sobremesa.
TUDO POR CAUSA DE UM ÓCULOS
Tomei conhecimento do resultado de uma pesquisa que talvez ajude a convencê-los de que usar óculos tem vários lados bons. O estudo concluiu que homens de óculos foram relacionados pelas mulheres com adjetivos como sofisticados, espertos e inteligentes. Cinquenta e seis por cento deles afirmaram que começaram a ser mais cantados depois que assumiram o acessório.
TEM PRA CACHORRO?