O QUE FAZER, MARIANA?
E AGORA? NUNCA TINHA PENSADO NISSO FALA SOBRE AS CRIANÇAS, MARIANA! CACHORROS PODEM? ÓBVIO QUE NÃO, BENTO! NEM OS FAMOSOS? BENTO SE ACHA BUUUUUÁÁÁÁÁÁÁ COITADO DO PEDIATRA PENSA QUE É FÁCIL TER FILHO?
A pergunta de uma leitora me levou a refletir sobre o assunto e terminei por escrever esta coluna a respeito: qual é o melhor momento para visitar um recém-nascido? Melhor ir ao hospital? Melhor esperar que mãe e filho voltem para casa?
Fui pesquisar e ouvir mestres da etiqueta - e, sobretudo, as amigas mães de bebês. Recebi ótimas dicas, como, por exemplo, evitar usar perfume durante a visita. O olfato do bebê é muito sensível, me explicaram. Sem contar a possibilidade de ele ter alergias ou restrições ainda não diagnosticadas.
Veja também
Visita no hospital ou na maternidade? Depende. Algumas mães preferem receber no hospital e contar com o staff das enfermeiras nesses primeiros dias em que ela e o bebê ainda estão se entendendo. Outras garantem que o melhor é em casa, mas depois de dois ou três meses, quando a rotina já começou a entrar nos eixos. A solução: ligar e perguntar, sem constrangimentos. Aliás, o ideal é telefonar antes. Sempre.
Você é mãe e quer visitar sua amiga e o recém-nascido na companhia do seu filho, certo? Errado. Crianças ficam em casa. O mundo do bebê é de silêncio e raramente crianças entendem isso.
Primeira providência ao chegar de visita: lavar as mãos. Significa proteção e cuidado com o bebê. E não desencilhe, por favor. Trata-se de uma visitinha rápida. Pegar no colo? Só se ele estiver acordado - e se a mãe oferecer. Nada de bilu, bilu, bilu até o coitado despertar e começar a chorar e espernear.
Minha irmã teve bebê recentemente e diz que nunca ouviu tantos palpites na vida. Todo mundo sabe o que a pobre da mãe deve fazer com seu próprio filho e acham que a mãe não sabe nada, vai dizer? Pois ela, de tanto ouvir conselhos que não pediu, desenvolveu uma técnica muito eficaz. "Vou consultar o pediatra". Cada vez que alguém dava um palpite, ela respondia: "Ótimo, obrigada. Vou consultar o pediatra". E a conversa se encerrava normalmente.
Por fim, nesta época de vida contada em detalhes em redes sociais, nunca é demais lembrar que fotos do bebê só com pleno consentimento dos pais. Algumas famílias têm optado por marcar um só dia para que os amigos conheçam o bebê de uma só vez. Assim, organizam uma pequena recepção e pronto: todo mundo fica feliz.