:: Dica 1 : de vinho bem acompanhado Pensando na adequação de um presente de retribuição dou o exemplo de algo que exigiu criatividade e pesquisa para agradar a quem gosta de cinema e bons vinhos. No filme Uma Receita para a Máfia são servidas garrafas de Brunello Montacino. Em Side Ways – Entre Umas de Outras é um Pinot Noir que dois rapazes, viajando juntos pela Califórnia bebem. Coloque numa caixa o CD de um filme com essa característica e a garrafa de vinho correspondente. Tal escolha sensibiliza tanto amigos íntimos como um poderoso empresário.
Na antiga Índia, o elefante branco era sagrado. Quando alguém caía em desgraça, recebia-o como presente do inimigo. Além do grande porte, exigindo maior espaço e quantidade de alimento, o elefante é muito longevo. Quem o ganhasse se arruinava, pois dele não se podia livrar sob pena do castigo dos deuses. Dai surgiu a comparação de um presente inútil e desconfortável como elefante branco. Quer um exemplo? Presentear um enorme quadro para uma pessoa que reside num mínimo apartamento.
A primeira coisa que se deve considerar ao escolher um presente que agrade é o estilo de vida de quem se deseja presentear, independente do valor material. Nem sempre é um objeto. Quando houver intimidade, pode ser um serviço de spa ou limpeza de pele, entregue de forma elegante, com um cartão de passe colocado em envelope. Outra lembrança atraente é um cheque-presente de uma loja de utilidades domésticas ou uma livraria.
Dar presentes a funcionários de empresas e gestores ligados ao governo causam muitas dúvidas, por envolver questões éticas. Na metade dos anos 1950, o governo americano determinou o limite de 50 dólares para o valor de um presente, depois que um assessor do presidente Eisenhower aceitou um valioso casaco de pele de vicunha. Ainda que a sensibilidade das pessoas em relação a “presentes” esteja bastante reduzida no século XXI, sempre há possibilidade de uma devolução.
É sempre mais delicado entregar os presentes antes da festa e a domicílio, para a pessoa poder abrir os pacotes logo e não ter de levá-los para casa.
:: Dica 2 : facilitando uso de bolsa grande
Sabe-se que na bolsa grande das mulheres independentes é comum de elas jogarem pequenos objetos dentro, o que causa maior trapalhada para achá-los com pressa na hora certa. Por isso se você presentear sua amiga com um bolsão de uso a tiracolo convém colocar três ou quatro bolsinhas (tipo carteira com zíper) em plástico de diferentes cores vivas para facilitar sua identificação. É como ter arquivos dentro da bolsa, além dos compartimentos que dela fazem parte. Um presente para ser dado por um grupo de amigas: seu valor é maior e requer mais tempo para a compra.