Na hora de decidir incrementar o visual com piercing ou tatuagem, seja qual for o estilo, o importante é respeitar o processo de adaptação do corpo. Problemas de cicatrização podem acabar com a alegria e até levar ao hospital quem desrespeita as recomendações médicas. Além de higiene, é preciso cuidado redobrado com a alimentação, pelo menos durante os primeiros dias após o procedimento.
A estudante Faradyba Alves, 21 anos, encarou três vezes a cadeira de estúdios especializados para fazer piercings - um no umbigo, um no nariz e um na cartilagem da orelha. Na primeira vez, em 2004, preocupou-se em seguir rigorosamente as instruções.
- Na época, eu era menor de idade e fui com meus pais. Tive mais cuidado depois. Não comi nada muito pesado nos primeiros dias e limpei conforme o piercer orientou - lembra.
Quando fez o piercing no nariz e na cartilagem, a estudante relaxou e não tomou os cuidados necessários. Resultado: ambos inflamaram. No piercing do nariz, surgiu uma queloide (cicatriz que vai além da superfície da pele), mas ela insistiu e mantém o furo até hoje. Já o da cartilagem não durou mais de um mês.
- Eu limpava, mas não me preocupei com a alimentação - confessa.
A boa alimentação, rica em nutrientes e vitaminas, deve ser um hábito diário. Mas de acordo com a nutricionista Fernanda Damas, ela é mesmo imprescindível para pessoas em processos pós-operatórios. A ingestão de gorduras, por exemplo, deve ser evitada.
- Elas prejudicam o fígado e retardam a cicatrização - explica a nutricionista.
Segundo a especialista, comer alimentos ricos em proteína, como carne vermelha, e em vitaminas do complexo B - como vegetais verde-escuros, frutas e cereais integrais - auxilia no processo. Além disso, ingerir bastante água é essencial para garantir a hidratação do corpo.
Para o enfermeiro e piercer Eduardo Moreira Miranda, o cuidado e a rápida cicatrização após a tatuagem e o piercing é uma questão de lógica.
- Somos o que comemos, portanto, se tivermos uma boa alimentação, o processo de cicatrização provavelmente será melhor - diz.
Refeições pouco nutritivas, em contrapartida, enfraquecem a imunidade. O piercer recomenda distância de condimentos, como pimenta e catchup, salgadinhos e fast-food em geral.
- Mas o mais importante é a higiene do local, que nunca é demais - complementa.
O que evitar
Pelo menos nas duas primeiras semanas, é recomendável não consumir os seguintes alimentos:
:: Fast-food
:: Enlatados
:: Pimenta
:: Catchup
:: Maionese
:: Canela
:: Salgadinhos
:: Chocolate
:: Carne de porco
:: Frutos do mar