Criança gosta de comer porcaria. Hambúrguer, cachorro-quente e chocolate. É isso que o chef inglês Jamie Oliver deseja combater. Para ele, o que se come é uma questão de vida ou de morte.
- Eu trabalho para mudar a alimentação das pessoas e, assim, salvar a vida delas - salienta.
Em 2005, o cozinheiro, que ensina receitas em programas de TV, engajou-se em uma grande mobilização para mudar a merenda escolar das crianças britânicas. A campanha originou duas séries com sucesso de audiência no mundo todo: Jamie's Ministry of Food (O Ministério de Alimentos do Jamie) e Jamie's School Dinners (Cozinheiros Escolares de Jamie).
Os estudantes ingleses testaram a dieta proposta por Oliver durante um ano. Com frutas, verduras e carne vermelha em receitas atraentes, eles melhoraram o desempenho escolar de forma considerável. A pesquisa apontou, por exemplo, que a nota média dos alunos de 11 anos cresceu 4,5% em Inglês e 6% em Ciências. Também se reduziu o número de inaladores de ar entre os asmáticos, o que pesquisadores consideram um indício de uma saúde mais tranquila e controlada. E, melhor, os pequenos começaram a gostar do que estavam comendo.
- O que vai dizer se é bom ou ruim é o modo de preparo - garante o chef.
Pois, depois do sucesso em sua terra natal, Jamie decidiu atravessar o oceano. A série Jamie's Food Revolution (Revolução de Jamie na Comida) foi gravada na cidade de Huntington, no Estado de West Virginia, nos Estados Unidos, e estreou na rede americana no final de março desse ano.
O vídeo de lançamento da campanha na terra do fast-food mostra o obstinado cozinheiro sofrendo com a hostilidade dos moradores da cidade, que tem mais de 50% dos adultos obesos, de acordo com o governo.
A sensibilização de Oliver começa na cozinha das escolas e vai até a casa dos alunos. Os americanos resistiram mesmo vendo pilhas de alimentos industrializados e embutidos. O chef não desistiu, mesmo apavorado com os hábitos alimentares nos EUA. O vídeo mostra uma criança que não reconhece um tomate, por exemplo.
- Nunca vi criança comer pizza no café da manhã - disse ele às câmeras.
Depois de muita conversa e engajamento, os pequenos e seus pais decidiram tentar uma alimentação saudável. A Revolução de Jamie na Comida poderá ser conferido na série que estreia no canal GNT ainda neste ano.