Em muitos lares, tutores estão notando que seus cachorros estão ficando mais gordinhos durante esse período de distanciamento social. E, sim: a culpa costuma ser dos petiscos. Se antes os animais se alimentavam duas vezes ao dia, agora passam a receber alimentos extras em diversos momentos. Mas essa história também tem um "vilão" número dois: as crianças, que amam compartilhar as refeições com os mascotes.
Cachorro acima do peso sabe ser fofo - e uma gordurinha extra, nesta época do ano, até que é bem-vinda. Mas se o excesso de peso está acima de 20% daquele considerado ideal, o que é confirmado pelo veterinário, pode estar na hora de reduzir o aporte de energia oferecido ao seu animal de estimação.
Isso porque diabetes e outras doenças, como as cardíacas e as renais, acabam sendo fortes aliadas para a complicação que é o sobrepeso. Mas não sejamos radicais.
Veja alguns truques que podem auxiliar seu pet a perder peso sem passar fome ou se sentir angustiado pela falta de farta comida de outros dias.
- Acabe com os petiscos fora de hora.
- Se o seu pet se acostumou a receber petiscos em forma de recompensas, procure aquelas com zero calorias.
- Aprenda a resistir àquele olhar de cachorro pidão.
- Converse com seus filhos sobre petiscos fora de hora.
- Ofereça duas refeições ao dia: uma pela manhã e outra no final da tarde ou à noite, sendo esta a menor.
- Informe-se com o veterinário qual a melhor ração para a atual conformação física do seu cachorro, com vistas à redução de peso.
- Se não existe limitação ou patologia óssea que o impeça de se movimentar livremente, vale forçar seu cachorro se exercitar para buscar comida em casa. Se ele dorme na sala, deixe o alimento em outro lugar, o que o forçaria a caminhar.
- Se o animal gosta de brinquedinhos e brincar de pegar, use e abuse desse recurso.
- Passeie com seu mascote. É, eu sei, está mais complicado, mas ficar dando voltinhas pelo apartamento também funciona.
- Cães idosos (e por isso menos ativos) tendem a se tornar cães obesos. Aí você só poderá manejar a ração. Não subestime as visitas a um veterinários quando seu pet é idoso. Um aumento de peso, nessa idade, pode ser bastante significativo.
Atenção! Animais muito peludos podem estar enganando a torcida! Muitas vezes, os cães com pelos longos estão mais gordinhos, mas os tutores não percebem por não terem o hábito de pegá-los no colo.
Mas há quem simplesmente ame ter um cachorro gordo em casa. Para muitos tutores, cachorro que não está gordinho é porque está doente ou mal nutrido. Converse com o veterinário se não faz parte de suas intenções deixar seu mascote no peso ideal. Nesse caso, ele deverá se submeter com maior frequência a exames que refletem seu estado de saúde.
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É - histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação". Escreve semanalmente em revistadonna.com.