Lançada em 2022, a série The Bear já conquistou uma legião de fãs em dois anos. Na trama, são trabalhadas temáticas densas, como traumas familiares e ambientes de trabalho tóxicos. No entanto, o que tem chamado a atenção de muitos espectadores são os figurinos.
A terceira temporada da produção será disponibilizada no Disney+ nesta quarta-feira (17). Conforme o jornal The New York Times, a nova leva de episódios garante um bom material aos aficionados por moda.
Segundo a publicação, já no primeiro episódio, o protagonista Carmen "Carmy" Berzatto (Jeremy Allen White) usa uma jaqueta Barbour Ogston desgastada em verde oliva durante um flashback. Em outro momento, Carmy aparece vestindo uma jaqueta de algodão inspirada em uniformes de trabalho da RRL, submarca da Ralph Lauren.
Aproveitando que a série está em alta, até mesmo a varejista norte-americana J. Crew chegou a lançar uma coleção-cápsula estampada com o logo do negócio fictício dos irmãos Fak, personagens interpretados por Matty Matheson e Ricky Staffieri na série. A linha conta com boné, camiseta, moletom e jaqueta de trabalho.
— Eu não esperava isso. De jeito nenhum — declarou Courtney Wheeler, figurinista de The Bear. — Nosso programa não é explicitamente sobre moda, como Sex and the City ou Emily em Paris. É com que achamos que o mundo que esses personagens habitam pareceria. Que as pessoas respondam a isso é realmente incrível, mas não era necessariamente nossa intenção.
Ainda que as roupas estejam longe de ser o foco do drama culinário, internautas rastrearam as exatas peças de roupa utilizadas por Carmy ao longo da trama. Principalmente a clássica camiseta branca, que é o modelo 215 Loopwheeled feita pela marca alemã Merz b. Schwanen.
A empresa, que abriu a primeira loja nos Estados Unidos neste ano, relatou que após o estrelato da peça, graças à produção do FX, o site entrou temporariamente em colapso devido à alta demanda. Algo semelhante ocorreu com uma jaqueta de lã com design em patchwork da marca dinamarquesa NN07, que White usou na primeira temporada. Uma vez identificada por meio de um fórum de moda masculina no Reddit, a jaqueta esgotou em menos de 30 minutos por duas vezes seguidas.
Mesmo surpresa, Courtney diz que entende o apelo fashion que The Bear está gerando, pois estética e excelência são muito valorizados no mundo da alta gastronomia.
— (Carmy) é o tipo de pessoa que busca qualidade — ponderou a figurinista.