O mineiro Ronaldo Fraga chega a Porto Alegre com a exposição inédita Páginas da História de um Estilista Cronista do Brasil, de 28 de setembro a 11 de outubro no Moinhos Shopping.
Com curadoria das jornalistas Patrícia Parenza e Patrícia Pontalti, da coluna As Patrícias da Revista Donna, a mostra oferece uma síntese da trajetória do designer por meio de uma seleção de peças que representam as 10 coleções mais emblemáticas dentre as mais de 40 já criadas ao longo da carreira.
— Esta alcunha de "estilista cronista do Brasil" foi algo que a imprensa sempre me chamou. Quando eu comecei em 1996, falavam "lá vem o estilista carnavalesco" e eu adorava isso. Faço parte de uma geração que se criou por meio das crônicas contadas pelas escolas de samba do Rio de Janeiro e o que eu apresento nas passarelas não são histórias, são crônicas — afirmou.
A ideia da exposição nasceu após a produção do livro ainda inédito, Ronaldo Fraga: Memórias de Um Estilista Coração de Galinha, que será lançado em novembro deste ano na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro. Na obra, escrita em parceria com a jornalista Sabrina Abreu, o mineiro compartilha detalhes dos bastidores, pesquisas e insights criativos por trás de suas coleções, bem como suas influências e ídolos artísticos e intelectuais.
No Moinhos Shopping, a mostra também remeterá às origens do estilista, reproduzindo a sala de um típico sobrado mineiro. Ali, um varal de anotações e desenhos, juntamente com objetos, espelhos e acessórios, vão oferecer um vislumbre do processo criativo do artista.
As 10 coleções que serão representadas na mostra são: as etnográficas O Império do Falso na Bacia das Almas e Carne Seca; as políticas Quem Matou Zuzu Angel e Cordeiro de Deus; as literárias Tudo É Risco de Giz e A Cobra Ri; as biográficas Nara Leão e Noel Rosa, e as sobre saberes e fazeres Costela de Adão e A Carta.
Relação com a moda gaúcha
Esta exposição também marca uma celebração da conexão duradoura de Fraga com o Moinhos Shopping e com a cidade de Porto Alegre. O estilista expressou seu carinho pelo Estado, lembrando:
— Estabeleci uma relação de afeto com o Rio Grande do Sul. Produzi em Novo Hamburgo, tive projetos em Caxias do Sul, no auge do tricô. Acho que em outros aspectos, eu me sinto em casa.
Um dos momentos memoráveis deste vínculo foi em 2014, quando Fraga apresentou a coleção Quantas Noites não Durmo, inspirada nos personagens boêmios do poeta e compositor Lupicínio Rodrigues, que recebeu uma homenagem especial do Moinhos Shopping na época, pelo centenário de nascimento do gaúcho.
— O Lupicínio está no meu altar com meus outros santos — destacou.
Mesmo com uma carreira repleta de realizações, Fraga segue entusiasmado para explorar novos horizontes na moda.
— Hoje a passarela ficou pequena para mim. Eu tenho feito tanta coisa: trabalho com comunidades, com expedições Brasil afora, com direção de arte de ópera, de peças de teatro, recentemente estive no Festival de Jazz de Ouro Preto (MG). Uma vez que você se expande, você não para mais — concluiu.
Exposição de Ronaldo Fraga
- O quê: mostra Páginas da História de um Estilista Cronista do Brasil
- Quando: de 28 de setembro a 11 de outubro de 2023
- Onde: Moinhos Shopping (Rua Olavo Barreto Viana, 36), em Porto Alegre
- Horário: acompanha os horários de funcionamento do shopping. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 20h
- Entrada: gratuita e aberta ao público