"A imperfeição é bela, a loucura é genial, e é melhor ser absolutamente ridícula do que absolutamente chata". A famosa frase de Marilyn Monroe resume o motivo pelo qual ela é reconhecida até os dias de hoje como ícone das artes, de moda e de beleza.
Em termos de estilo, mais do que inovar ou ser lembrada por uma peça marcante do armário, Marilyn redefiniu padrões de sua época ao apostar em roupas que realçavam seu corpo curvilíneo (então considerado fora do padrão). Conhecendo seu físico, ela vestia sempre looks estruturados e bem ajustados à silhueta. Saias lápis, cintura marcada, grandes decotes e, claro, os cabelos loiros e lábios vermelhos eram como marcas registradas.
O importante é que as peças chamassem atenção para o que ela queria destacar – e esse foi o principal legado da atriz à indústria da moda, afirma Christopher Nickens, coautor do livro Marilyn in Fashion.
— Marilyn foi o epítome de um tipo de ideal feminino — opinou ele, conforme publicou a revista Veja em 2012.
Apesar de terem se passado 60 anos desde sua morte (aos 36 anos, em 1962), Marilyn segue nos holofotes. Recentemente, Kim Kardashian causou polêmica ao usar um de seus mais marcantes vestidos para comparecer ao Met Gala em maio.
Agora, a trajetória da artista também volta à cena com o lançamento de Blonde (2022), filme dirigido por Andrew Dominik, protagonizado por Ana de Armas e disponível na Netflix, uma cinebiografia de sua vida.
Abaixo, reunimos algumas das marcas registradas de Marilyn, que motivou muitas mulheres a acentuarem seus pontos fortes na hora de se vestir:
O vestido esvoaçante
Impossível falar sobre o estilo da artista sem mencionar o vestido branco sem mangas e com decote profundo usado por ela no filme O Pecado Mora Ao Lado (1954). A peça exclusiva para o longa foi desenhada por William Travilla e é facilmente lembrada pela cena em que Marilyn deixa o ar do metrô soprar sob a saia, criando movimentos flutuantes.
"Muitas pessoas queriam uma cópia deste vestido para si ou usaram uma imitação ruim em uma festa. Todas as cópias do vestido branco de Marilyn em The Seven Year Itch tiveram o laço colocado na frente; no entanto, na realidade, era um laço pronto à esquerda e pendurado no quadril", contou publicação do Instagram oficial em homenagem à Marilyn.
Cintura bem marcada
Em vestidos, saias, calças ou shorts (Marylin chegou a ser modelo da Levi’s), de alfaiataria ou jeans, ela não abria mão da cintura bem marcada e de roupas mais justinhas, moldando o corpo. A artista apostava ainda em croppeds, especialmente usados junto à clássica cintura alta.
Moda praia
A mesma vibe marcava suas roupas de banho - em especial os maiôs, outra preferência de Marilyn, que não raro combinava com acessórios de impacto, como brincos grandes.
Branco
Marilyn também dava preferência a roupas brancas para enfatizar a cor de seus cabelos.
Decotes
E, claro, os decotes destacados, deixando bastante do colo à mostra nas produções. Nas fotos abaixo, Marilyn também aparece com mais uma de sua marcas registradas: o batom vermelho.