Reconhecida nacionalmente por suas protagonistas nas novelas Tempo de Amar, Espelho da Vida e Salve-se Quem Puder, a gaúcha Vitória Strada, 25 anos, vem se permitindo estrear em novos desafios para além da atuação.
Além de encantar o público com suas apresentações no quadro Dança dos Famosos, no ar atualmente no Domingão com Huck, ela acaba de lançar sua primeira collab de moda fitness em parceria com a marca Rosa Tatuada.
— No momento, estou aprendendo a viver a vida com mais leveza, deixando que o tempo atue mostrando novos caminhos — contou em entrevista à Donna.
A convite da empresária Carla Spier Roese, Vitória assina a criação e o desenvolvimento da coleção Abstract, composta por 15 peças — incluindo leggings, capris, bermudas ciclistas, camisetas, regatas e tops pensadas com um mix de cores neutras e estampas minimalistas que, entre si, formam mais de 80 diferentes variações.
O grande destaque são os seis desenhos exclusivos de autoria da própria atriz. Sobre mais esta afinidade artística e suas muitas nuances criativas em relação à moda, ela bateu um papo descontraído conosco, que você confere aqui:
Como foi o processo de criação?
A ideia nasceu a partir dos meus desenhos. Durante a pandemia, desenhar se tornou uma ótima terapia para lidar com a ansiedade. Muitos amigos começaram a dizer que meus desenhos pareciam estampas. Daí surgiu a ideia de incorporar alguns deles em roupas. Foi incrível poder participar de cada etapa do processo: desde a criação dos desenhos das peças até a escolha do papel que envolve a roupa, que vai enviada ao público que recebe em casa.
Sempre curtiu desenhar? O que a arte representa para ti?
Sempre, mas passei a me dedicar mais na pandemia. O desenho me liberta, acalma e inspira. Como todas as formas de arte têm seu poder terapêutico e, por isso, a importância de valorizá-la sempre.
A moda é uma forma de expressão muito potente. Tem o poder de impulsionar nossa autoestima
VITÓRIA STRADA
Atriz
O que mais gostou e te surpreendeu?
Na verdade, gostei de todo o processo. Não só os que já conhecia, mas também os que eram novos para mim, como a etapa de estamparia, que tem início com a máquina que imprime a estampa e precisa estar em uma sala resfriada 24 horas por dia para a preservação das tintas. Resumindo, poder mostrar às pessoas o fruto de uma criação tão íntima, está sendo uma realização enorme.
Quais são as influências da coleção Abstract?
Amo o trabalho da artista Yoko Zama. Ela também começou seus desenhos como forma de terapia e hoje é conhecida mundialmente por suas obras, tendo feito collab com marcas renomadas como a Louis Vuitton.
Para quais públicos a coleção foi pensada?
Sempre quis que fosse uma moda acessível, que todo mundo se identificasse. Ela mistura conforto e praticidade, que tanto pode ganhar as ruas para se exercitar como passear, ou ainda ser usada em casa, afinal, aprendemos que a casa também é local de trabalho e diversão.
O conforto é prioridade?
O conforto e a qualidade andam de mãos dadas. Um não existe sem o outro e esse foi um dos motivos que me levaram a mergulhar de cabeça nesta parceria tão linda. Amo estar confortável sem abrir mão de estilo também.
Tu achas que a moda contribui com a autoestima feminina?
A moda é uma forma de expressão muito potente. Ela tem o poder de impulsionar nossa autoestima seja no dia a dia, com peças básicas, ou em ocasiões especiais, com aquele look especial. Amo isso e queria muito passar para todas as pessoas que comprassem a coleção.
Já disseste que a tua relação com a moda se transformou desde que passou a morar no Rio de Janeiro, de que forma a moda carioca te inspira?
A cidade do Rio e as pessoas de lá trouxeram leveza e casualidade ao meu estilo. Junto disso, sinto que estou sempre mudando, reformulando o meu estilo. E isso que é o mais interessante da moda. Como ela reverbera o nosso mood, o nosso espírito em cada momento.
Como define teu estilo? Você e a Marcela (Rica, sua namorada) contam com stylist para as produções?
Não diria que tenho um estilo definido. Adoro peças clássicas, para o dia a dia ou momentos especiais. Não abro mão do jeans e camiseta, claro. Amo experimentar coisas novas e ousar também. Sim, nós contamos com o suporte de stylist, especialmente quando estamos trabalhando. O trabalho deles é essencial porque gosto de sair do óbvio e eles sempre trazem um olhar novo.
Tem algum sonho para realizar na moda no futuro?
Agora que lançamos esta coleção, minha cabeça está totalmente em constante criação, fervilhando. Acho que esse foi só o começo de uma relação que quero estreitar. Quero estudar, aprender, criar novas histórias e maneiras de compartilhar o bem que desenhar e cuidar da saúde mental me faz.
Como está sendo conciliar teus projetos atuais e futuros na TV e em outras áreas?
O Dança dos Famosos está sendo um desafio e tanto! Uma delícia, mas que exige muita dedicação e seriedade. E levo muito a sério. Se é para fazer, não faço pela metade! Estou aprendendo e me desafiando mais a cada dia com ritmos que nunca havia dançado antes. A dança é outra forma de arte que me acalma e tem me feito muito bem.
Tu vens bastante ao Rio Grande do Sul? Como é tua relação com o Estado e tua família hoje?
Trabalho muito no Rio de Janeiro e em São Paulo, por isso vou menos ao Sul do que gostaria. Mas é aí que estão as minhas raízes. Meus pais são meu apoio e refúgio. Tento sempre mostrar a eles que sou forte e que eles criaram uma filha que dá conta da vida. Porém, amo poder ganhar aquele colo quando preciso.