Um brinco produzido com um botão da Chanel. Um pingente feito a partir de um chaveiro da Louis Vuitton. Essa é a premissa da Beyond Original, idealizada por Fernanda Guimarães, 42 anos. Alinhada com a ideia de upcycling, que busca dar nova utilidade a um item, a marca transforma artigos de luxo usados, muitas vezes com avarias ou marcas do tempo, por meio de diferentes técnicas manuais.
Há cerca de três anos, quando se mudou para o litoral, a gaúcha, que atua como advogada há 22 anos, precisou desapegar de boa parte do seu recheado guarda-roupa profissional. Após vender para brechós a maioria das peças seminovas, deparou com um casaco da Chanel que não estava mais em condições de uso, mas ainda com os botões intactos. Foi quando teve a ideia de transformá-los em brincos.
— A peça é um retrabalho, um reaproveitamento, e não uma réplica ou uma tentativa de fazer qualquer coisa parecida — explica.
A partir do seu acervo, de doações de amigas e de compras em brechós, a curadoria é pensada já com a ideia do que cada item pode vir a se tornar. Cadeados e chaves da Louis Vuitton, por exemplo, agora adornam colares. Fivelas de sapatilhas antigas da Prada funcionam como pingente, enquanto botões Dior se transformam em brincos. A marca não trabalha com coleções, mas com criações a partir de peças garimpadas.
A venda dos acessórios começou nesta quarta-feira (15), em um evento para convidadas na loja 2nd Chance (Rua Padre Chagas, 79/401, Moinhos de Vento, na Capital). O encontro é a primeira oportunidade de adquirir os produtos da Beyond Original. Depois, o local continuará sendo responsável pela comercialização dos itens, que em breve estarão à venda online.
- Saiba mais pelo Instagram @usebeyondoriginal