A São Paulo Fashion Week 2020, que teve a temporada de abril cancelada por causa da pandemia, será realizada em novembro, de acordo com informações divulgadas por Paulo Borges, fundador do evento, nesta sexta-feira (24).
Os planos para a celebração dos 25 anos da SPFW tiveram que ser ajustados. Em entrevista à Universa, Borges afirmou que os desfiles ocorrerão entre os dia 4 e 8 de novembro.
A previsão inicial era de que o evento ocorresse em outubro. Borges contou que as marcas já estão preparando suas coleções para as apresentações, que devem sofrer mudanças para seguir as orientações sanitárias e garantir segurança aos participantes.
— Ninguém estava pensando em pandemia. No dia 12 de março, pegamos as pessoas de surpresa e divulgamos que iríamos cancelar a temporada. Foi a primeira vez em 25 anos que isso aconteceu. Fomos na contramão dos governos municipal, estadual e federal, cancelamos antes de qualquer decreto. (...) Eu acredito que a moda deveria acompanhar e lançar movimentos em todas as questões que o mundo está vivendo. O futuro para mim é o que acontece hoje, cada dia precisamos ter ações e gestos que o vão delineando — refletiu.
Na entrevista, o fundador também falou que terão regras mais rígidas para tornar a edição mais inclusiva.
— Se há interesse em fazer parte do evento, o participante precisa ter princípios e ideais em comum com os nossos. A gente está discutindo isso e ouvindo muito, para não nos precipitarmos. O racismo estrutural é uma correção que o mundo precisa fazer em todas as áreas e em todos os ambientes, e eu entendo a responsabilidade da SPFW, que tem uma atenção coletiva e que gera uma aspiracional de autoestima, de identidade e que pode provocar mudanças — afirmou ele.