Nesta segunda-feira (22), a a marca francesa Dior saiu em defesa dos desfiles e manteve sua presença nas semanas de moda. Com isso, a maison distancia-se do apelo para repensar esses grandes eventos, dos quais grifes como Gucci e Saint Laurent já afirmaram que não participarão.
"É importante contar com um desfile, porque o luxo é emoção, e nada é tão emotivo como um desfile de verdade. A eletricidade deste momento criativo, os prazos, a adrenalina...", disse o presidente da Dior, Pietro Beccari, em uma incomum coletiva de imprensa online com a diretora artística da empresa, Maria Grazia Chiuri.
"É importante lembrar que essas semanas não são importantes apenas para a indústria da moda, mas também para as cidades onde ocorrem", defendeu a estilista.
Deste modo, a Dior enfatizou que não seguirá os passos de outras grandes grifes - que, em meio à pandemia, mostraram sua intenção de se abrir para uma era pós-covid 19 que dê mais espaço à criatividade e esteja menos sujeita ao frenesi desses eventos e ao fervor do consumismo.
Beccari disse que a marca participará da Semana de Moda de Alta Costura de Paris, que ocorrerá on-line entre os dias 6 e 8 de julho. O formato exato de seu desfile será "surpresa". Em 22 de julho, a Dior organizará também um desfile "sem público" para lançar sua nova coleção Cruise na Piazza del Duomo de Lecce, na região italiana de Apulia.
A grife está confiante de que, mais perto da Semana de Moda feminina de prêt-à-porter de Paris, no final de setembro, a situação epidêmica permitirá celebrar um desfile "pelo menos com um pouco de público".