A marca de moda Osklen estava comercializando, em seu site, máscaras de proteção contra o coronavírus. O valor do produto, R$ 147 o kit com duas unidades, causou polêmica. Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (6), a marca informou a suspensão das vendas, dizendo ter "ouvido a opinião pública".
A empresa havia anunciado o lançamento de três kits de máscaras de proteção para uso cotidiano feitas com 100% de algodão e com estampas exclusivas da coleção que se chamava "Respect and breathe" ("Respeite e respire", na tradução) nesta quarta-feira.
As máscaras foram produzidas em parceria com o Instituto-E, criado pelo gaúcho Oskar Metsavaht, diretor de criação e estilo da marca, para realizar projetos socioambientais com foco na promoção do desenvolvimento humano sustentável. A cada pack (com duas) vendido até o final deste mês de maio, a marca havia se comprometido em doar uma cesta básica no valor equivalente a R$ 70 a famílias em situação de vulnerabilidade na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
No início da noite de terça-feira (5), a Osklen havia divulgado um comunicado, em que explicava o valor cobrado: "Não abrimos nossos números, mas, dada a curiosidade gerada por nossa iniciativa, resolvemos compartilhar com vocês o fato de que, com o pack vendido a R$147, a empresa terá menos de 7% de lucro, exatamente R$ 11", dizia trecho da nota.
Apesar da suspensão, a empresa afirma que vai continuar com a ação social iniciada de produzir e doar 50 mil máscaras hospitalares para profissionais de saúde e que entendeu ser um momento de repensar o projeto.
Leia a nota na íntegra:
“A Osklen entende que máscara é um produto para a defesa da saúde das pessoas. Por isso, no mês passado, a fábrica da marca foi remodelada para produzir 50 mil máscaras hospitalares que estão sendo doadas para profissionais de saúde.
Ao saberem dessa ação, consumidores nos procuraram pedindo para que produzíssemos máscaras de tecido, produto que não faz parte do portfólio da marca. Criamos então o projeto máscaras, pensado com uma margem de retorno que apenas viabilizaria a operação, além de proporcionar a realização de mais uma ação social de doação de cestas básicas.
No lançamento, realizado ontem (5 de maio), ouvimos a opinião pública. Decidimos então suspender a venda do pack e entendemos que é um momento de repensar o projeto. Independentemente disso, continuaremos com nossa ação social iniciada em abril de produzir e doar 50 mil máscaras hospitalares para profissionais de saúde”