A armação dos óculos deixou de ser apenas um produto para tornar-se artigo de moda. Assim, um mercado bem interessante para empreendedores se abriu.
Como usuária, selecionei três marcas autorais que fazem um trabalho artesanal com materiais de qualidade – e que vale muito conhecer!
Koala
A Koala surgiu em meados de 2017 e tem o bambu como a principal matéria-prima das hastes dos óculos. Segundo Fernanda Cunha, criadora da marca, a ideia é fornecer um produto ecofriendly e confortável.
Os modelos têm um design atemporal e preço justo – em torno de R$ 200. A marca também produz aquelas cordinhas para fixar nas hastes. Feitas em couro ecológico, tecido, metal e até acrílico, viraram hit entre as clientes. Os últimos lançamentos são em néon, paleta que está súper em alta.
A Koala não tem loja física, mas Fernanda vende seus produtos em eventos e feiras de rua que são realizadas aos fins de semana, em parques e praças, normalmente em Porto Alegre. Um detalhe que amo nos óculos? O coala delicadamente estampado na lente. Espia só que fofura no clique acima – com Janaína Beatriz, a @tonsdepreta, fazendo as vezes de modelo e styling de Leonardo Farias.
Allwood
A Allwood foi criada por pai e filha, que desejavam um negócio consciente e com um processo de baixo impacto ambiental. Nada na produção tem origem animal!
Os óculos, tanto de grau quanto de sol, têm armações feitas com cinco tipos de madeira: imbuia, pau-ferro, cabreúva, nogueira, marfim e bambu, que, na verdade, é uma fibra muito resistente. Os modelos são variados: redondinhos, quadrados, dos máxi aos míni.
A trajetória iniciada em feiras de rua da Capital deu bons frutos! Além de Porto Alegre, hoje a marca tem lojas e quiosques também em São Paulo e, mais recentemente, no Rio de Janeiro. Pela internet, o frete rola para todo o Brasil.
Livo Eyewear
A LIVO chegou ao mercado em 2012 com o argumento de que óculos de design não precisam custar os olhos da cara. O modelo e todo o processo de idealização dos produtos é autoral e a matéria-prima é o acetato premium, um material derivado da celulose, importado da Itália.
Segundo os sócios, o processo de fabricação passa por mais de 40 etapas e toda a montagem e o acabamento são feitos à mão. O projeto iniciado com vendas exclusivas pela internet se expandiu e hoje a LIVO está em diversas lojas multimarcas e próprias – inclusive em Porto Alegre.
O sucesso é tamanho que tem a chancela de celebridades: Giovanna Lancellotti lançou mão de um modelo da grife para compor seu look para o Lollapalooza 2019.