Estamos na véspera das eleições! No próximo domingo, 7, vamos votar para eleger governadores, senadores, deputados federais e estaduais e o novo presidente da República, que irá governar nosso país pelos próximos quatro anos.
Propagandas eleitorais tomam conta da televisão, rádios, mídias eletrônicas e viram debate dentro de casa. É natural que toda essa movimentação desperte o interesse das crianças. Mas como falar sobre política com os pequenos?
O professor e coordenador do Centro de Análises Econômicas e Sociais (CAES) da PUCRS, Hermílio Santos, dá dicas de como você pode abordar o assunto com seus filhos. Veja:
EXPLIQUE DE FORMA SIMPLES
Quando a criança chegar a você com dúvidas, tente usar uma linguagem que faça parte do dia a dia de vocês. Uma ideia é começar explicando o que faz cada um dos governantes (presidente, governador, prefeito, etc) fazendo comparações dos papeis com a hierarquia da escola, por exemplo. Isso pode facilitar a compreensão. Palavras como eleições, voto e democracia também devem fazer parte do papo. Seja clara!
É importante explicar também desde cedo o porquê da existência das eleições e a importância do exercício do voto.
CADA UM COM SEU VOTO
É provável que as opiniões políticas tomadas entre a família influenciará seus filhos, mas é importante ressaltar que cada um tem um ponto de vista e que nem todos farão a mesma escolha. Essa é uma forma de ensinar não só sobre política, mas sobre a importância de respeitar o outro.
- Durante essa conversa é preciso deixar claro a importância do papel da oposição. Ela existe para alertar e corrigir as coisas ruins que o eleito pode vir a fazer – explica Hermilio.
DÊ O EXEMPLO
Faça do dia do voto um momento em família. Essa pode ser mais uma oportunidade para voltar ao assunto. Explique porque você está indo votar e a importância que essa decisão irá impactar em toda a família.
CRIE UMA CONSCIÊNCIA POLÍTICA
Se as crianças são o nosso futuro, elas precisam crescer sabendo de suas responsabilidades e direitos como cidadãos para que possam, lá adiante, participar de forma ativa na construção de nosso país.
Vanessa Martini é mãe do Theo e jornalista. Tem um blog, o Mãezinha Vai Com As Outras, onde divida a rotina e os aprendizados da maternidade. Escreve semanalmente sobre o assunto em revistadonna.com.