Filhos de volta à escola e para algumas mamães a preocupação de sempre: como manter a diversidade na lancheira das crianças durante o ano pois o lanche precisa ser, além de nutritivo, atrativo para que seja consumido pelos pequenos. Antes de tudo, ao pensar na lancheira você lembrar que o lanche precisa conter três itens: BEBIDA, PORÇÃO PRINCIPAL e FRUTA. Veja dicas da consultora de alimentação Graciela Martins, da @agracanacozinha.
ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO
Essa é a regra de ouro para que essa tarefa seja bem executada pelos papais.
- Organize cardápios semanais ou quinzenais e fixe na geladeira ou em algum mural da casa. Eles servirão como auxílio na hora de fazer as compras ou montar o cardápio.
- Invista em materiais de qualidade como lancheiras e garrafinhas térmicas que mantenham por mais tempo a temperatura dos líquidos e potes específicos para os lanchinhos.
BEBIDAS
- Se a criança já possui o hábito de consumir frutas diariamente, não há necessidade alguma de enviar sucos. Você pode optar por água sem problema algum.
- Para quem não abre mão do suco, a dica é congela-lo em pequenas forminhas e enviar na garrafinha praticamente congelado. Até a hora do lanche ele provavelmente já estará descongelado e fresco.
- Você poderá também utilizar a polpa do suco, batendo a fruta com pouquíssima água e congelando. Assim, no momento de montar a lancheira, e só retirar os cubinhos de polpa e levar na garrafinha com água. Até a hora do lanche o gelinho de polpa se misturou a água. Basta agitar.
- Se optar por sucos industrializados é importante ler o rótulo e optar por sucos integrais e sem açúcar. Fuja dos néctares, refrigerantes, sucos de soja ou achocolatados.
- Com os iogurtes, opte sempre pelos naturais ou integrais, resista aos de “frutas”, envie as frutas picadinhas para serem misturadas na hora.
- Muita água. Mande sempre água na lancheira e incentive seu filho a toma-la durante a permanência na escola.
- Outra opção bacana é água de coco também praticamente congelada no mesmo sistema do suco.
FRUTAS
- Laranja, manga, melancia são frutas para serem enviadas picadas.
- A dica é para as frutas inteiras como a maça, por exemplo, cortar em fatias e envolver em plástico filme.
- Morangos, uvas, bananas e peras são frutas que podem ser enviadas inteiras.
- Você pode optar por enviar uma saladinha de frutas com suco natural de alguma das frutas. E ainda incrementar com granola isenta de açúcar, se preferir.
- O pote de preferência deve ser hermético e térmico, e se a escola possuir geladeira para manter os lanches, melhor ainda.
** Algumas frutas cortadas oxidam muito rapidamente, a dica é pingar gotas de limão.
O LANCHE
- Caso a criança curta, invista em folhas como cenoura, tomate ou beterraba, por exemplo.
- A segunda opção são muffins, bolinhos caseiros ou cookies e biscoitos.
- Se possível, fuja de bolachas e biscoitos, pãezinhos e bolinhos industrializados, eles são ricos em açúcar, gorduras, corantes e conservantes.
DICAS DE SUBSTITUIÇÕES
- Farinha de trigo por farinha integral ou farinha de amêndoas
- Margarina por manteiga, ghee (ou ghi - é um tipo de manteiga clarificada, muito usado na culinária indiana) ou manteiga clarificada
- Achocolatado por cacau em pó
- Sal refinado por sal marinho, sal de ervas
@mamaepratica
@lancheiradaalice - A Ju é de Brasília e mãe da Alice de 9 anos. No perfil ela publica dicas de lanches saboros e fofos, que manda acompanhado sempre de um bilhete carinhoso para a filha.
SUGESTÃO DE PLANILHA PARA SER AFIXADA NA GELADEIRA (experimente! facilita a vida)
SEGUNDA-FEIRA
Água de Côco + Banana + Queijinho e tomate cereja
TERÇA-FEIRA
Suco de laranja com cenoura + Bergamota + pão de queijo de tapioca
QUARTA-FEIRA
Água saborizada com rodela de laranha +Morango + Panquequinha de banana
QUINTA-FEIRA
Suco de limão e abacaxi + Uvas + Bolinho de cacau
SEXTA-FEIRA
Suco de uva integral + Maça + Sanduíche de queijo e cenoura
Tomatinho cereja cortadinho, palitinhos de cenoura e pepino, queijo minas cortadinho.
Biscoito de arroz ou de polvilho.
Pipoca para maiores de quatro anos.
Barrinhas de cereais ou nuts (LEIA O RÓTULO)
Milho na espiga ou cortadinho com manteiga
Vanessa Martini é mãe do Theo e jornalista. Tem um blog, o Mãezinha Vai Com As Outras, onde divida a rotina e os aprendizados da maternidade. Escreve semanalmente sobre o assunto em revistadonna.com.