Hoje meu filho Dudu voltou para escola e esse foi o primeiro ano em que não teve adaptação. O desgarrado já chegou enturmado e com saudade dos amigos, a professora já era conhecida, então ele já estava se sentindo em casa. Afinal, já é um grande homem em seu terceiro ano de vida. Mas nem sempre foi assim e pensando nos novatos, resgatei algumas dicas pra quem tá precisando daquela ajudinha na adaptação escolar.
Procure estar segura
Dentro do possível, os pais devem estar seguros da decisão de colocar o filho na escola. Por isso todas as dúvidas e tudo que possa gerar conflito no futuro deve ser conversado abertamente com a escola. Precisamos enxergar na escola uma parceria, e isso deve transparecer desde o primeiro momento. As crianças são muito sensíveis, percebem e precisam dessa segurança para iniciar essa fase tão importante em suas vidas.
Mantenha sua presença discreta no ambiente escolar
No período de adaptação, a presença da mãe no espaço escolar deve ser discreta, sem maiores interações, pois quem deve ter essa aproximação é a professora, que irá conquistar a confiança e apresentar todas as novas oportunidades para a criança. Procure mostrar aos poucos que a escola é um espaço só do seu filho, e mostrar que isso é algo muito bom para o desenvolvimento dele.
Leve a criança caminhando
Procure evitar o colo para que não seja necessário "pegá-la" de você. Se for bebê, que entregue à professora, evite o movimento da professora ter que "tirar" o bebê da mãe. Aproveite o trajeto pra mostrar as coisas legais da escola, conversar sobre o quanto aquele ambiente é bom e especial.
Sempre se despeça da criança
Avise que você vai sair, olhe nos olhos e explique que você vai, mas principalmente que vai voltar para buscar. Eu te amo sempre faz bem! Mesmo que opte por sair de mansinho quando a criança se distrair, é muito importante que ela esteja ciente da sua ausência, assim não é pega de surpresa e já se despediu. Eu usei muito essa técnica, me despedia e avisava que iria "espiar" um pouquinho mas que logo ia sair pra trabalhar enquanto ele brincava. O importante é eles sentirem confiança e firmeza na nossa voz.
O choro faz parte do processo
É praticamente inevitável. E como mãe sei o quanto é difícil sair vendo o filho chorar. Mas tenha certeza que a professora vai ligar caso a criança fique muito incomodada. Cada criança tem o seu tempo, mas a adaptação vai acontecer.
Extra: o que eu sempre tentei fazer foi associar a escola a algo bom, contar para os outros o quanto a escola é linda, falar dos brinquedos, dos colegas, do quanto o filho cresceu e que você tá orgulhosa dele, parabenizar quando ele não chorar mais e ir buscar cheia de amor e carinho. Ah, e o principal: paciência!
Todo mundo consegue, você e seu filho(a) também vão conseguir. Força na peruca e depois me conta como foi!