A influenciadora digital Manu Cit, conhecida por compartilhar seu dia a dia de hábitos saudáveis com os seguidores, vem sendo criticada após anunciar que desistiu da graduação em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em entrevista ao g1, publicada nesta sexta-feira (13), a jovem de 20 anos comentou sobre a onda de ataques que vem recebendo.
Com 1,7 milhão de seguidores no TikTok, Manu ganhou popularidade por gravar vídeos de sua rotina. A influenciadora costumava acordar às 4h da manhã, fazer dois treinos por dia, estudar em período integral, revisar conteúdos da aula, preparar as próprias refeições e dormir cedo. Entre os intervalos de uma atividade e outra, produzia e editava os conteúdos.
Rotina exaustiva?
Manu é alvo de comentários que apontam uma suposta promoção de uma rotina exaustiva e insustentável, a qual ela própria não teria conseguido sustentar a médio prazo. Segundo críticas que ganharam força na internet, esse teria sido o motivo que levou a influencer a desistir do curso. No entanto, ao g1, Manu Cit disse que trancou a matrícula porque não se enxergava mais na profissão.
— Por quase dois anos, eu consegui seguir minha rotina. Só que, quando você não quer fazer algo, fica insustentável. É como um relacionamento. Às vezes, quando acaba, você não ama mais o namorado. Mas você o amou antes, e isso não anula sua história com ele. Eu dava conta (de tudo) e ainda tinha muito tempo para fazer várias outras coisas, de ter lazer com meus amigos — afirmou.
Manu, que estava no quarto semestre da faculdade de Medicina, anunciou a saída da graduação na última quarta-feira (11). Desde então, novas histórias sobre ela passaram a circular na web. Uma delas citava a reprovação de Manu na disciplina de anatomia.
— Eu nunca reprovei em anatomia, nem em outra matéria. Eu duvido alguém conseguir provar que eu reprovei. Essa é uma das maiores mentiras que estão falando sobre mim. E, ainda se eu tivesse reprovado, eu não vejo problema. Eu sou um ser humano, não sou uma máquina. Mas anatomia era uma das minhas melhores matérias.
A influenciadora também negou que a rotina tenha interferido na forma como se dedicava às aulas.
— Como todo mundo, já cheguei atrasada, já "matei" aula, sim, porque eu tinha outras responsabilidades. Mas isso nunca me impediu de ser uma boa aluna, uma aluna dedicada. Eu faltava, mais ou menos, uma aula por semana, de 20 aulas. Tanto que a universidade exige presença mínima de 75%, e eu sempre cumpri com isso.
"Muitas pessoas foram muito malvadas comigo a troco de nada"
Para Manu, a experiência universitária não foi tão positiva. Ela considerou o ambiente "hostil" porque diz ter sofrido ameaças de agressão e de morte e ouvido histórias inventadas sobre ela.
— Muitas pessoas foram muito malvadas comigo a troco de nada. Eu nunca fiz nada negativo para ninguém lá, nunca invadi o espaço de ninguém, mas, desde o primeiro dia em que pisei na faculdade, inventaram coisas horríveis sobre mim. Ameaçaram de me bater, de me roubar e de me matar.
A partir de agora, o plano de Manu é tentar uma transferência para o curso de Nutrição em outra universidade. Ela também pretende continuar empreendendo e investindo na carreira de influenciadora.