O ator Kevin Spacey, 64 anos, foi considerado inocente em julgamento por crime sexual nesta quarta-feira (26), em Londres, divulgou a Variety. Ele estava respondendo por nove acusações, que incluíam agressão sexual, atentado ao pudor e estupro.
O julgamento teve início no dia 28 de junho, e o júri levou dois dias para chegar a uma decisão. Quando o veredicto foi anunciado, o artista enxugou as lágrimas e fez gestos de agradecimento. As denúncias foram feitas por quatro homens, que o acusaram de cometer os crimes entre 2001 e 2013.
Spacey chegou a ter 12 acusações, mas elas foram reduzidas para nove na última semana devido a um “tecnicismo legal”.
Desde o começo do julgamento, sob forte expectativa da mídia, o ator que havia se declarado inocente de todas as acusações, foi apresentado pela Promotoria como um assediador sexual que usava sua influência para abusar de homens jovens.
O vencedor de dois Oscar por seus papéis em Beleza Americana e Os Suspeitos afirmou que todas as relações foram consentidas e que alguns fatos eram pura invenção dos denunciantes.
Uma das denúncias, a considerada mais grave, envolvia uma possível sentença de prisão perpétua. Um homem alegou que, em 2008, pegou no sono no apartamento de Spacey em Londres, ficou inconsciente e acordou com o ator fazendo sexo oral nele. No julgamento, o réu afirmou que o encontro foi consensual e forneceu registros telefônicos que contradiziam o relato do homem.
Em outubro de 2022, ele também foi considerado inocente em um processo envolvendo o ator Anthony Rapp, que o acusava de abuso sexual quando tinha 14 anos. O júri de Nova York rejeitou a acusação.