A atriz Rita Guedes, 50 anos, está de volta ao Brasil após uma década morando em Los Angeles, nos Estados Unidos, e revelou detalhes de sua vida pessoal em entrevista ao Gshow, nesta sexta-feira (28). No ar como a governadora de estado Manuela Berengher na série Arcanjo Renegado, do Globoplay, a artista falou sobre a liberdade da vida de solteira sem filhos, os 30 anos de carreira e novos projetos.
Para ter a vida que tem hoje, ela afirmou que "pagou um preço alto" por ser dona de si mesma, livre de pressões sociais:
— Coloco minha liberdade em primeiro lugar. Não de maneira pejorativa, de não ter amarras com ninguém. Minha liberdade intelectual, de escolhas, de ser quem realmente sou. Essa é que está em primeiro lugar. (...) Você é tida como louca, pessoa difícil. Tentam, de alguma maneira, que fique descredibilizada. Sempre lutei por isso. Fiz questão absoluta de ser respeitada nas minhas vontades, não deixando ser invalidada minhas ideias, vontades, meus planos.
Rita, que não pretende voltar a morar definitivamente em solo americano, também destacou que, apesar de nunca ter se casado, nada impede que isso aconteça:
— Não me casei, mas isso não quer dizer que não quero me casar. Se eu quiser amanhã, eu caso. Nunca tive meta de ter filhos. Nunca precisei de um homem ao meu lado para ser respeitada. Para fazer valer o que queria. Fiz por mim mesma. Aí tive que pagar um preço alto, sim, mas pago com o maior prazer.
A artista também foi questionada se sofreu assédio ao longo da carreira. Ela relatou que chegou a sofrer no começo, mas que sua personalidade forte nunca a deixou se calar. Sobre novos projetos, contou que planeja o lançamento de dois livros e também a interpretação de uma mulher dos 27 aos 93 anos no teatro.